Quem é ABEMD

A ABEMD, Associação Brasileira de Marketing de Dados, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1979 e constituída por pessoas jurídicas e físicas interessadas na aplicação de estratégias e técnicas do Marketing de Dados em suas atividades profissionais como usuários e fornecedores. É hoje uma das maiores e mais respeitadas associações de Marketing de Dados do mundo, o que testemunha a importância que esta atividade adquiriu em nosso país.

A atual diretoria tomou posse em janeiro de 2018, presidida de forma voluntária por Antonio Rosa Neto e a CEO Cláudia Campos, passaram a trabalhar com um posicionamento mais estratégico frente às tendências do mercado, assim como a participação ativa do associado, uma vez que a entidade assume no Brasil uma tendência mundial: a compreensão pelas empresas e entidades de que a coleta, a organização, a utilização e a proteção dos dados passaram a ser os elementos fundamentais não apenas para as ações de comunicação e marketing, mas para a consolidação dos modelos de negócio.

Esse novo posicionamento está simbolizado de duas formas. Na primeira, a letra “D” da sigla ABEMD deixou de significar Direto – o nome da entidade passou a ser Associação Brasileira de Marketing de Dados. Além disso, houve a troca dos elementos visuais que compõem a marca. A nova marca foi apresentada no Prêmio ABEMD 2018, estampada nos troféus que foram entregues aos vencedores, remetendo claramente as novas tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina, blockchain, chatbots, reforçando assim o compromisso da associação com a inovação e o futuro das atividades ligadas ao marketing.

Sem esquecer que ocorreu da mesma forma nos Estados Unidos, onde a centenária Direct Marketing Association mudou seu nome para Data & Marketing Association, justificando a mudança com o fato de que “os profissionais de marketing estão lutando contra sérios desafios dos formuladores de políticas e reguladores que ameaçam a capacidade de acessar e usar dados de maneira responsável”, a ABEMD vem enfrentando essas ameaças, que são reais e presentes, para que não tomem no Brasil a dimensão restritiva que já é uma realidade na Europa.

Na Lei Geral de Proteção de Dados (lei 13.709/18 – LGPD), conseguimos, após 10 anos de muito trabalhado, sua sanção, o que foi uma grande vitória. O foco agora é alinharmos as regras através de um código de conduta e/ou selo, em construção, previsto para o final de novembro.

OS QUATRO PILARES QUE NORTEIAM NOSSAS REALIZAÇÕES

Atuação parlamentar e regulamentação: atuação junto ao Governo, Congresso e outras entidades. Programas de autorregulamentação e posicionamento sobre assuntos relativos.

Educação: cursos, palestras, eventos.

Informação: Dadinho’s (newsletter), Redes Sociais (Facebook; Linkedin; Twitter; Instagram).

Promoção da atividade e networking: Campanhas de divulgação e promoção do setor e o Prêmio ABEMD.