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Rohit Bhargava é um especialista em inovação e marketing. Fundador da Non-Obvious Company, ele passou 15 anos como marketing strategist da Ogilvy e da Leo Burnett. Com um tom bem humorado e vibrante, Bhargava falou sobre a importância de estar presente para viver o momento. E usou o tema para mostrar que só assim é possível mudar o nosso jeito de olhar para as coisas e enxergar novos padrões na sociedade. Ele tem uma metodologia própria para encontrar essas tendências não-óbvias. Primeiro é feito uma grande pesquisa sobre os assuntos mais falados nas mídias, redes sociais, etc. Depois, ele agrupa as ideias por temas macros e, finalmente, faz uma curadoria que eleva estes temas a um relatório de tendências que publica anualmente. Entre as suas principais descobertas para 2018, seguem abaixo as 7 selecionadas por ele, para apresentar na palestra. 

Indignação Manipulada: a mídia, os algoritmos e a publicidade combinam e criam fluxos contínuos de ruído, que muitas vezes despertam a raiva e a ira justificável em quem a recebe, uma revolta que na maioria das vezes é imediatamente compartilhada nas redes sociais. Por isso, precisamos entender e respeitar a indignação das pessoas, mas sem deixar de buscar uma maneira de nos elevarmos sobre ela.
Sem Gênero: definir os papéis do gênero binário tradicional leva as pessoas a se abrirem para uma nova noção de gênero complementar. Esse é o caminho onde algumas marcas vão reavaliar produtos, serviços e marketing que estejam segmentados por gênero.
Modo Humano: conforme a automação cresce, as pessoas ficam cada vez mais famintas por experiências autênticas. Achar soluções pensadas para atender as diferentes necessidades das pessoas e elaborar um atendimento cada vez mais personalizado vai ser inevitável. Um bom exemplo disso é o caso de um supermercado inglês que criou um caixa lento, específico para atender clientes que não tem pressa.
Aprendizado na Velocidade da Luz: Assim como a velocidade, a capacidade do aprendizado vem crescendo a cada dia, algo que vai fazer com que a gente repense as experiências que demandam mais tempo para adquirir conhecimento. Reduzindo isso em pílulas menores de informação, podemos deixar todo processo mais fácil de ser assimilado. Um dos exemplos citados por Bhargava foi o de um menino de 8 anos que um belo dia pegou o carro dos pais escondido, colocou sua irmã mais nova acomodada ao seu lado e foi ao McDonald’s comprar um cheeseburger. Quando questionaram o garoto sobre como ele havia aprendido a dirigir, ele respondeu “No Youtube”.
Consumidor Iluminado: os consumidores empoderados estão chegando a um outro nível de exigência. Eles já não querem apenas produtos bem feitos a um custo justo, eles querem que suas crenças sociais e a construção de um mundo melhor estejam contidos naquele produto. Para isso, cada vez mais as marcas vão ser obrigadas a se posicionar de acordo com os seus valores e repassar isso para os seus consumidores.
Distribuição disruptiva: os modelos tradicionais de distribuição estão sendo reinventados para deixar os mais diversos modelos de negócios mais eficientes. Temos que repensar modelos de negócios, promoção, parcerias e distribuição se quisermos nos tornar competitivos nos próximos anos.
Adorável Imperfeição: talvez este tenha sido o tópico que mais arrancou risadas do público pela sua não-obviedade. Com dois exemplos sensacionais, Bhargava fechou da melhor maneira possível a sua palestra. Mostrou através do Banana Slicer e o do pior hotel do mundo – em Amsterdã – que o público valoriza aqueles que sabem expor seus defeitos. E que sim, existe público para tudo nesta vida, desde que você seja honesto com sua audiência.
Fonte: B9

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