Discurso20ºPrêmioABEMD
Patrocinado por

"Amigos, muito boa noite,

 

Quero começar agradecendo ao Conselho e à Diretoria da ABEMD, na pessoa de Fernando Costa, pelo apoio às nossas atividades. Agradeço também aos nossos patrocinadores ExactTarget, Acxiom, Serasa Experian, YouFind e Correios, e nossos apoiadores: Jotacom, Jornal O Estado de São Paulo e Revista Cliente SA. Sem eles não seria possível fazer esta grande festa.

 

Aqui reunimos o que há de melhor no Marketing Direto. Somos o Marketing Diálogo, uma via de duas mãos entre produtos e serviços e os consumidores. Um nome sem rejeição que faz nossa atividade ser entendida instantaneamente.

 

Não importa o canal. O que importa é a maneira correta de dialogar, com relevância, com transparência, criatividade e qualidade de resultados. Posso garantir a vocês que nessa edição do Prêmio ABEMD, o 20º, avançamos na sintonia fina de como julgar. Com um corpo de jurados capacitado, experiente e com perfil adequado para o trabalho em equipe.

O nosso julgamento das quatro especialidades, que englobam todos os pontos de contato, cada qual com suas características específicas, é um exemplo de como pode ser feito um julgamento com eficiência e justiça.

 

Por isso, quero fazer um agradecimento especial aos 40 jurados e coordenadores, profissionais e amigos da ABEMD, na pessoa do coordenador geral do Prêmio, Fernando Cirne, pela dedicação e empenho incansáveis.

 

Caros jurados, por favor, peço que levantem para receber um abraço e os merecidos aplausos de todos.

 

O Prêmio ABEMD não existe para afagar egos e alimentar vaidades. O Prêmio ABEMD é uma certificação de competência. É nesse sentido que estamos trabalhando cada vez mais para que isso fique claro para todo o mercado.

 

O próprio ranking dos premiados é usado pelas empresas como referência e baliza a seleção de agências.

 

É importante dizer ainda que, em nosso prêmio todos os cases são realmente importantes. Bronze, prata, ouro, premiações especiais. Todos os cases inscritos são de qualidade, mesmo aqueles que não são premiados. Afinal, não é possível todos os times ganharem o mesmo campeonato.

 

O nosso prêmio reconhece a todos os finalistas sem distinção, ao contrário de muitos outros prêmios no Brasil e no exterior.

 

A ABEMD tem credibilidade e reconhecimento de todo o mercado da comunicação e do marketing aqui e lá fora, por suas realizações.

 

O Curso de Especialização já formou perto de 800 profissionais e está partindo para sua 26ª edição. É um curso livre igual ao começo da ESPM, ministrado por grandes profissionais do mercado. Sempre atualizado a cada edição, com a competente coordenação do Fabio Adiron.

 

Do ponto de vista de proteção e defesa do setor, temos nossa assessoria parlamentar em Brasília, a consultoria de direitos do consumidor e nossas autorregulamentações em todos os segmentos como o Probare, Capem, Proteção de Dados Pessoais, além das Diretrizes Setoriais de agências. E muito ainda a realizar.

 

Associado e nosso consultor para assuntos de direitos do consumidor, o dr. Vitor Morais de Andrade, também presidente da Abrarec, propôs aproveitar as eleições para entregarmos manifesto aos candidatos à presidência da República, no sentido de que o eleito dê voz aos consumidores e garanta a liberdade de imprensa e de expressão comercial, para que o Marketing Direto, o Marketing Diálogo – uma via de duas mãos entre produtos e serviços e os consumidores – possa exercer sua atividade com integridade e cumpra seu papel de ser uma das alavancas da economia nacional.

 

A ABEMD tem uma característica diferente de outras associações, porque enquanto algumas representam um segmento de atividade, como por exemplo, Febraban, ANER, ANJ, Anfavea, nós representamos pelo menos oito grandes segmentos, que juntos fazem o setor se movimentar.

 

Infelizmente, no ano passado, o mercado da comunicação perdeu Francesc Petit, da DPZ, criador de um sem-número de importantes marcas, como Itaú, Sadia, Gol... E nos orgulha de ter sido o criador da marca da ABEMD, que inspira também o nosso troféu do Prêmio.

 

A logomarca causa sempre uma reação forte e instantânea de surpresa e encantamento, aqui e no exterior, sempre que é vista.

 

O nome original de nossa disciplina era Mail Order Advertising, a publicidade pelo correio. Mudou para Direct Mail Advertising e, por fim, Direct Marketing. Aqui e lá fora cometemos um equívoco ao definirmos nossa atividade com um jargão do trade, ao invés de usarmos uma terminologia que possa ser entendida por todos sem dificuldade, sem rejeição, como Marketing Diálogo.

 

São 120 as agências associadas e todas são também digitais, pois acompanharam os novos tempos. É até irônico lembrar que algumas das agências que começaram digitais diziam que não faziam Marketing Direto, mas quando perguntadas: “vocês não mensuram resultados?”, “Não utilizam recência, frequência e valor?”, respondiam: “Ah! Isto sim”. Pois isto é Marketing Direto.

 

Também levantavam bandeira contra agências que veiculavam em TV. Hoje em dia, passados alguns anos, alardeiam que fazem tudo em comunicação, inclusive mídia.

 

Outra situação diz respeito ao surgimento de novas associações representando segmentos de segmentos, que, ao invés de fortalecer, enfraquecem o mercado. Uma das forças da ABEMD está justamente no fato de que muitas destas associações nos procuram para atuar nas questões relativas ao governo, ao legislativo e ao judiciário, para apoiar suas demandas e eventos.

 

Agir em conjunto mostra aos poderes constituídos que devem ter maior cuidado ao proporem leis que sejam restritivas em excesso e que caso sejam aprovadas podem prejudicar irremediavelmente a economia. Um exemplo de como o mercado unido mostrou sua força e representatividade, foi no ano passado quando 13 entidades estiveram presentes com o ministro da Justiça para tratar do projeto de lei de proteção de dados pessoais.

 

Nenhuma forma de comunicação alavanca mais a economia do que o nosso Marketing Direto, o Marketing Diálogo.

 

Precisamos de mais recursos e para isso é necessário haver mais consciência associativa do que temos tido, dependendo de poucos para a maioria das nossas necessidades.

 

Muito obrigado! Vamos festejar!"

 

Eventos

08 Ago, 17
Veja todos os cases