DiscursoPrêmioABEMD2017

Discurso Efraim Prêmio ABEMD 2017

 

Amigos, muito boa noite,

 

É uma honra estarmos aqui, mais uma vez, neste templo sagrado do conhecimento de alta qualidade, a ESPM.  

 

É a 23a. vez que essa cerimônia é realizada, mas isso não significa que haja um grama de banalidade nela. Ano após ano, este congraçamento reafirma a grande força que a constelação de disciplinas que utilizam o Marketing orientado por Dados – que é o Marketing Contemporâneo, e que cresce a cada dia. Somos cada vez mais respeitados perante toda a cadeia da comunicação e do marketing, como disciplinas que geram concretamente negócios, ao trabalhar conjuntamente estratégia, criação e resultados mensuráveis.

 

Não por coincidência os três quesitos que são levados em consideração pelo timaço de profissionais que julgam os cases e conferem os vencedores do Prêmio ABEMD.

 

Gostaria de aproveitar para fazer um agradecimento especial a esses 20 profissionais, que são acima de tudo amigos da ABEMD, os jurados e coordenadores do Prêmio ABEMD pela dedicação e empenho incansáveis. Peço, portanto, que se

levantem para receber os merecidos aplausos os jurados: Alexandre Ravagnani, Ana Maria Moreira Monteiro, Daniel Santander,  Daniela Piccinato, David Whittaker, Edson Barbieri, Eduardo Ramalho, Eudes Soares, Fernando Guimarães, Luci Silva, Marcello Matsukuma, Marcelo Sousa, Marciliano Silva Jr., Milton Angeli, Patricia Tavares, Paulo Klein, Pedro Renato Eckersdorff, Vania Carvalho, Vicente Argentino e o coordenador do Prêmio, Fernando Cirne.

 

A importância do Prêmio ABEMD pode ser medida por um outro fato. Ele transformou-se em uma autêntica Certificação de Competência, de Visão Estratégica, de Criatividade, de Eficácia e Inovação. O ranking dos premiados, divulgado na imprensa e publicado na edição do prêmio da revista, é reconhecido como referência única por anunciantes, agências, fornecedores e profissionais.

 

Todos os cases inscritos no Prêmio ABEMD são significativos e têm qualidade indiscutível. A cada ano que passa é cada vez mais evidente que o nosso mercado está evoluindo na direção de entender a importância de trabalhar voltado para o engajamento dos consumidores e a mensuração de resultados. Esse modelo é aprimorado a cada ano em suas quatro especialidades que como personagens ganharam ao longo do tempo personalidade e vida próprias com seus cases avaliados pelo extraordinário corpo de jurados.

 

O Prêmio ABEMD reconhece a todos os finalistas com igual respeito, seja na festa, ou depois dela, na divulgação por meio de nossos veículos de comunicação, a revista e o portal. Aguardem uma edição completa com todos os cases vencedores do Prêmio.

 

Este ano tivemos a participação de 63 empresas, em sua maioria tradicionais e grandes anunciantes brasileiros, mas também novos anunciantes, empresas que estão percebendo que o Marketing de Dados é  a trilha mais segura para um crescimento sustentável. Principalmente em um período de incertezas como o que atravessamos.

 

As incertezas têm a ver com a velocidade das inovações neste admirável mundo em que vivemos. Nesse sentido, o fato de que nossas disciplinas têm o diálogo em seus DNAs ajuda muito.

 

E têm também a ver com a insegurança institucional do momento que atravessamos. Nesse sentido, a ABEMD tem trabalhado incessantemente para garantir o desenvolvimento das atividades econômicas sem ferir a liberdade de expressão comercial.

 

Um exemplo da nossa atuação é o importantíssimo papel que assumimos nas discussões sobre a privacidade do consumidor, um tema que perpassa todas as atividades que envolvem o Marketing de Dados, Marketing de Relacionamento, Marketing Direto e nas quais estamos envolvidos há mais de 10 anos e em que temos conquistados várias vitórias.

 

O fato é que as avançadas tecnologias que empregamos atualmente permitem a análise das menores nuances do comportamento do consumidor e um direcionamento cada vez mais preciso das atividades de marketing, proporcionando benefícios direto aos destinatários das mensagens – eles passam a receber ofertas realmente relevantes, de acordo com seus perfis e preferencias – e, ao mesmo tempo, garantindo eficiência, altas taxas de conversões e custos razoáveis para as empresas.

 

Preocupa-nos, portanto, ver o estado e o legislativo insistir em regular e muitas vezes restringir o desenvolvimento da atividade produtiva. A Abemd está monitorando e agindo para que isto não aconteça.

 

Na semana passada enviamos a Câmara dos Deputados, documento contendo as Contribuições da ABEMD ao PL. 4.060/2012 de autoria do Deputado Milton Monti e seus apensos (Pl 6.291/16 e PL 5.276-A). O documento pode ser acessado facilmente em nosso site. (http://www.abemd.org.br/interno/Contribuicoes-PLs-Congresso-060617.pdf )

 

Em nosso movimento mais recente, há pouco mais de um mês, início de maio, encaminhamos ao Senador Ricardo Ferraço, relator do PLS 330/2013, de autoria do Senador Aloysio Nunes, nossos comentários e preocupações. Há uma tendência de que o projeto irá absorver as sugestões de melhorias e críticas que já discutimos em relação aos PLs 4060/2012, de autoria do Deputado Milton Monti, e PL 5276/2016, de autoria da Senacom/Ministério da Justiça, e se torne o Marco Regulatorio da Proteção de Dados Pessoais. A data provável de sua votação é o último trimestre de 2017.

 

Para analisar o impacto de futuras regras sobre proteção de dados no brasil sobre os diversos setores da economia, temos nos reunido frequentemente com agentes do mercado para avaliarmos o impacto das regras futuras nas operações para aliar as forças do mercado.

 

No mais recente encontro, a Audiência Pública realizada em 29 de março na Câmara dos Deputados, busquei demonstrar aos participantes da Comissão que está estudando os projetos de lei o fato de que se está falando de uma fatia muito expressiva da economia brasileira.

 

Não sei se vocês já se deram conta, mas as nossas empresas, ou seja, todas as organizações que realizam serviços diretamente ligadas às atividades do marketing orientado por dados, representam 0,8% do PIB.

 

Os números, na verdade, são ainda maiores, pois como estamos falando da receita de serviços, o impacto total na economia é calculado com a aplicação de um multiplicador que estudos internacionais definem ser um multiplicador de 10 sobre serviços. As decisões nesse campo, portanto, terão impacto em 8% da economia brasileira, diluídas nos setores de atividade econômica, sendo necessário que todos os lados das questões sejam observados e analisados.

Nossos esforços são sempre direcionados a garantir um ambiente que estimule o desenvolvimento econômico e social em nosso país.

Aproveitei a oportunidade para apresentar o Relatório da Pesquisa Mundial sobre Marketing Orientado por Dados, realizada em 18 países, e que foi conduzido no Brasil pela ABEMD, país que teve maior número de respostas com 785. É um trabalho anual realizado pelo Winterberry Group para a Global DMA, um grupo independente das associações de marketing orientado por dados, com a participação de várias associações do setor de comunicação e que demonstra com absoluta clareza que o mercado brasileiro está no mesmo patamar dos principais mercados do mundo, e que hoje o marketing contemporâneo é marketing de dados ou orientado por dados. A terceira edição dessa pesquisa foi publicada em janeiro e pode ser acessada no nosso site, assim como as edições anteriores. Já estamos iniciando os trabalho para realizar a quarta edição.

 

Avançamos muito nesse campo. Mas ainda temos muito a avançar. Para isso, tem sido fundamental a cooperação do nosso consultor, Dr. Vitor Morais de Andrade.

 

E também a nossa filosofia de cooperação e colaboração com as demais entidades do mercado, nacionais e internacionais.

 

Tudo isso tem granjeado para a ABEMD cada vez mais credibilidade e reconhecimento de todo o mercado – e para todo o mercado! Lembre que a nossa associação representa pelo menos oito segmentos de atividade econômica que formam a nossa complexa disciplina.

 

O reconhecimento de nosso trabalho também se reflete no sucesso das nossas atividades. Os eventos que promovemos em parceria com a ESPM têm sempre casa cheia. Nosso Curso de Especialização, que em agosto entra em sua 32ª edição, tem sempre fila de espera. É um curso livre, ministrado por grandes profissionais do mercado. Sempre atualizado a cada edição, com a competente coordenação do Fabio Adiron. Em 31 edições formamos mais de 970 profissionais.

 

E a grande novidade deste ano é a realização, também em parceria com a ESPM, dos cursos de educação à distância. O próximo curso é o de Vida Digital, cuja primeira turma foi fechada em tempo recorde e a 2ª turma, com inicio em 31/07, já está com as inscrições abertas.

 

Todo conteúdo sobre as ações da Abemd, pode ser acessado no site: www.abemd.org.br

 

Muito obrigado a Abradi, Adnews, Grupo Padrão, Cliente SA, IAB e Garrido Marketing,  pelo apoio na divulgação do Prêmio.  

 

Agradeço ao conselho e à diretoria da ABEMD, através do Toninho Rosa, pelo apoio às nossas atividades. Agradeço também aos nossos patrocinadores e apoiadores: Atento, Jotacom, Jornal o Estado de São Paulo e a ESPM que acolhe o nosso prêmio.

 

Muito obrigado!

Eventos

06 Mar, 18
05 Abr, 18
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