PalavradoPresidente-Cartaaosassociados-dez/2013
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(carta enviada por email e impressa para os associados)

 

O ano de 2013 foi de muitos desafios. Não apenas para o mercado da comunicação, mas para a economia de maneira geral. Nosso orgulho, portanto, é ainda maior de poder afirmar, com dados, que fomos bastante produtivos neste ano e, mais ainda, temos motivos também consistentes para acreditar que 2014 será um ano muito bom para o Marketing Direto = Marketing Diálogo.

Uma das principais frentes de nossa batalha cotidiana envolveu o poder público. Estamos lutando para que haja alterações no projeto de lei do Ministério da Justiça sobre a Proteção de Dados Pessoais - atualmente disponíveis para consulta pública - e que será apresentado ao Congresso e votado. Isso porque, em nossa visão, trata-se de um posicionamento equivocado que, ao tentar estabelecer limites demasiado estreitos para o uso dos dados em atividades comerciais, pode bloquear por completo a liberdade de expressão comercial e inviabilizar a nossa indústria.

É uma luta que travamos já há mais de dois anos, desde que tivemos conhecimento do teor deste projeto. Temos acompanhado de perto as movimentações das áreas governamentais em relação a ele, e tentado trazer um pouco de racionalidade às discussões em curso. Acreditamos haver feito alguns avanços. Agora em 26 de novembro, por exemplo, fomos recebidos pelo ministro José Eduardo Cardozo e sua equipe para expor nossas preocupações. Na ocasião, foi lida uma carta, assinada pelas 13 entidades que compuseram a comitiva e cuja íntegra está abaixo, na qual buscamos, de forma profissional e ponderada, apresentar as principais críticas ao projeto e a defesa de um modelo alternativo.

Veja: www.abemd.org.br/interno/Carta_ministro_26_11_13.pdf.

O modelo alternativo de que falamos está consubstanciado em outro Projeto de Lei, apresentado pelo deputado Milton Monti. Este PL está na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) desde agosto de 2013 para o deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB/RS) relatar. Depois de deliberado nessa Comissão Permanente, será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no qual o Relator anterior também faz parte da mesma. Consideramos este PL bem mais realista com relação às nossas atividades. Já temos também uma nova reunião marcada com o Ministério para o final de janeiro de 2014.

Outro dos tremendos desafios que enfrentamos é a popularização das plataformas digitais, na medida em que opera uma real transformação no comportamento dos consumidores e permite que eles se coloquem, de fato, no comando das relações de consumo. Essa transformação também afeta a competitividade no mundo dos negócios, que conhece uma escalada extraordinária.

Por isso, continuamos a atuar fortemente no campo da educação e da informação, formando e aperfeiçoando um número bastante expressivo de profissionais de Marketing Direto = Marketing Diálogo a cada ano e mantendo o mercado informado dos movimentos do setor.

Eis uma relação sucinta dos esforços que empreendemos nesse sentido durante o ano de 2013:

 

Organizamos o grupo brasileiro que foi ao EEC Miami. Na sequência, realizamos o seminário EEC no Brasil 2013, em duas tardes, com a participação de prestigiados profissionais associados que lá estiveram e reproduziram o que de melhor aconteceu no evento nos EUA. Este, como todos os demais seminários internacionais, foram realizados na ESPM.

Em maio, a ABEMD realizou a maior premiação de Marketing Direto = Marketing Diálogo do Brasil, o 19º Prêmio ABEMD, e a festa de entrega com mais de 700 participantes. E em junho, o seminário de Cases Vencedores do Prêmio ABEMD.

No mês de agosto, realizamos o seminário de Criatividade Cannes Lions Direct 2013.

Realizamos ainda as 23ª e 24ª turmas do Curso de Especialização em Marketing Direto = Marketing Diálogo com mais de 60 profissionais formados somente neste ano e mais de 800 desde o início.

Em meados de outubro, aconteceu a DMA2013 nos EUA, que teve um grupo organizado pela ABEMD, com mais de 70 brasileiros - os quais receberam descontos de mais de 20% em suas inscrições.

No início de novembro, promovemos o seminário DMA 2013 no Brasil em duas tardes, com palestrantes que estiveram em Las Vegas, na DMA Conference.

Realizamos encontros mensais, os chamados Café da Manhã em Dose Dupla, que começam sempre com uma reunião informal e são complementados com alguma apresentação de interesse do mercado. Foram realizadas nove edições. Conversamos com o Comitê de Métricas e ROI, com o Comitê de Proteção de Dados, com os Correios e, por último, o Bate-Papo de dezembro, ocasião em que o Dr. Vitor de Andrade, consultor da ABEMD, e eu, apresentamos o status sobre o Projeto de Lei de Proteção de Dados Pessoais.

Realizamos ainda três edições da Palestra Fundamentos do Marketing Direto e os cursos Avançado de Marketing Direto Digital e duas edições do CRM no mundo Digital do Big Data. Alguns eventos são gratuitos para associados e os que são cobrados têm 50% de desconto.

Acompanhamos os trabalhos de nossos comitês, como o de ROI/Métricas (www.abemd.org.br/pagina.php?id=73), Loyalty e Email Marketing e o CAPEM, o Código de Autorregulamentação para Proteção de Dados Pessoais (www.abemd.org.br/pagina.php?id=54), em seus esforços contínuos de propor melhorias e aperfeiçoamentos em suas respectivas áreas de atuação.

No que se refere à informação, continuamos acompanhamos o mercado e divulgando nossas empresas associadas e notícias de interesse por meio do boletim eletrônico diário Diretinhas, também editamos mensalmente a revista Marketing Direto = Marketing Diálogo e mantemos o portal ABEMD com toda a informação do mercado e nosso Guia de Fornecedores.

 

Veja os eventos realizados em 2013: www.abemd.org.br/eventos.php?ano=2013

 



Uma grande conquista junto aos Correios

Em meados do ano, os Correios anunciaram mudanças nos serviços prestados, com destaque para a extinção do serviço de Mala Direta Postal/Urgente.

O mercado reagiu imediatamente com indignação, porque o prazo para implantação das mudanças de 01 de fevereiro de 2014 era muito curto para que as empresas pudessem se preparar. 

A ABEMD então decidiu convocar os Correios e os associados, para um debate, que aconteceu em 09 de setembro na sede da ABEMD. Na ocasião, entregamos uma carta aos Correios, representado pelo chefe do DEPRO, Antônio de Paula Braquehais, solicitando a prorrogação do prazo.

A resposta foi a melhor possível: em 18 de novembro, a ABEMD recebeu uma carta oficial da empresa, informando que iriam respeitar todos os contratos até o seu final – e grande parte das empresas têm contratos que terminam em 2016 e 2017. Informalmente, a direção dos Correios disse que será flexível com contratos de menor duração.

Veja na íntegra a carta que enviamos aos Correios em setembro: www.abemd.org.br/interno/Carta_Correios_06_09_13.pdf.
Em novembro, a ABEMD recebeu a resposta: www.abemd.org.br/interno/carta_correios_112013.pdf.

Ainda com os Correios, firmamos outro acordo que é fundamental para a nossa atividade. Os reajustes de preços dos produtos de Marketing Direto serão aplicados não antes de 30 dias após o anúncio dos índices de aumento, permitindo a todos os nossos associados um tempo adequado para planejarem melhor suas ações.

Gostaria de mais uma vez ressaltar a importância do fortalecimento da nossa associação, não apenas para a sobrevivência do setor, mas de toda a atividade econômica no país. Apenas em serviços de terceiros voltados para o Marketing Direto = Marketing Diálogo, movimentamos mais de 25 bilhões de reais por ano. Precisamos, portanto, fazer com que os nossos quatro pilares de atuação – Defender e Proteger com ética nossa atividade (assessoria parlamentar e autorregulamentação); Formar; Informar e Promover o Marketing Direto = Marketing Diálogo com objetivo de fazer o mercado crescer – tornem-se mais sólidos a cada dia. Os desafios que enfrentamos afetam o setor como um todo e cada uma das nossas empresas em particular. E só poderão ser vencidos se estivermos unidos em torno da ABEMD.

Para encerrar, informo que a edição de janeiro da nossa revista Marketing Direto = Marketing Diálogo apresentará os resultados da tradicional consulta que fazemos junto aos associados. O otimismo demonstrado na pesquisa do ano passado foi corroborado pelos fatos: 2013 apresentou resultados bastante positivos para a imensa maioria dos entrevistados. Para se ter uma ideia, 75% dos respondentes afirmaram que as receitas evoluíram em 2013, sendo que para quase 40,4% as receitas aumentaram mais de 15%.

Esse otimismo perdura em relação a 2014 com praticamente 75% da amostra acreditando que as ferramentas de Marketing Direto = Marketing Diálogo serão mais utilizadas pelas empresas.

Temos certeza de que nossos esforços e nossos resultados estão contribuindo para que esse espírito impere no mercado. E consciência de que podemos fazer muito mais. Para isso, no entanto, precisamos nos tornar uma associação ainda mais forte, à altura da pujança das empresas que representamos. E com quem contamos sempre.

 

Muito obrigado por ser nosso associado e Feliz 2014.

 

Efraim Kapulski

Presidente

 

PS: Gostaria de pedir para você não se esquecer de sempre indicar a ABEMD para empresas que são suas parceiras. Faremos um convite se você nos enviar indicações.

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