5 passos para realizar um bom atendimento na Black Friday
Sabemos que a competitividade do mercado exige das empresas que elas prestem um atendimento de qualidade ao seu cliente, visando sua satisfação e um possível retorno ao seu negócio. Nesse sentido, promover uma boa experiência ao público, tanto no âmbito virtual, como na sua loja física é crucial para estabelecer uma relação de confiança e fidelização com essas pessoas. Durante a Black Friday, as demandas das empresas aumentam significativamente e elas devem estar atentas ao atendimento, elaborando um planejamento específico para esse momento, a fim de garantir que as expectativas do público sejam satisfeitas da melhor maneira. Assim, este artigo dará a você 5 passos para realizar um bom atendimento na Black Friday 2021, ressaltando a importância dessa estratégia para a obtenção de resultados satisfatórios à sua empresa durante o período. Continue com a gente para conferir!
5 passos para realizar um bom atendimento
Agora que sabemos a importância da Black Friday para todos os envolvidos nos processos de compra, e que esse é um momento em que as vendas crescem exponencialmente, daremos a você algumas dicas para melhorar o atendimento ao cliente nesse momento crucial.
1. Chat Online 24h
É essencial utilizar a tecnologia para facilitar o atendimento ao público em qualquer hora que ele sentir alguma dúvida, ou deseje realizar alguma informação. Nesse caso, contar com um atendimento online 24h pode ser uma excelente estratégia de comunicação com seu público, principalmente pela agilidade e baixo custo. Além disso, manter o chat on-line pode evitar desistência de compras e possibilita que você conheça melhor o seu público, coletando dados e informações ao seu respeito tornando o atendimento e a experiência de compra cada vez mais personalizados. Como são poucas as empresas com estrutura para manter uma equipe durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, um chatbot de atendimento pode ser um grande aliado nessa tarefa, ao ofertar suporte instantâneo e atendimento imediato às dúvidas ou solicitações mais comuns realizadas pelos usuários.
2. Monitoramento das redes sociais
As redes sociais são um importante canal de comunicação com o seu público e pode oferecer a você um feedback imediato, tanto positivo como negativo. Assim, as mensagens direcionadas a essas mídias devem ser monitoradas a todo momento, com o intuito de oferecer um atendimento rápido e atento. Esteja presente em todas as suas redes sociais de modo integral para conhecer a dor do público e demonstrar a ele que sua empresa se importa com as suas necessidades. Isso evitará a abertura de espaço para a concorrência. Também é importante acompanhar as publicações sobre a marca em plataformas como Reclame Aqui e Consumidor.gov, para garantir que o relacionamento com o cliente seja acompanhado nos principais canais de atendimento utilizados pelo público.
3. Ferramentas de autoatendimento
Com vistas a reduzir o fluxo nos canais de atendimento ao cliente, as ferramentas de autoatendimento é uma excelente solução. Além de oferecer ao público autonomia para a resolução das suas questões, barateia os custos com pessoal e acelera determinados processos. Muitas vezes, a solução para um problema é algo simples que pode ser facilmente resolvido pelo próprio consumidor. Assim, disponibilize no seu site, por exemplo, uma lista de perguntas frequentes com respostas claras, objetivas e didáticas que sejam capazes de sanar a dúvida do cliente.
4. Pós-venda
Tão importante quanto acompanhar, de maneira eficiente, o cliente antes e durante a compra, é estar presente também depois que o negócio é concluído. Então, é necessário que você se certifique que o consumidor recebeu o produto desejado. Entre em contato por e-mail, ou outros canais mais pessoais e questione sobre a sua experiência. Uma boa estratégia é oferecer a ele uma breve pesquisa de satisfação para que sejam expostas suas opiniões. Assim, o cliente ficará ciente que a sua empresa está disposta a resolver qualquer possível problema que surgir. Além disso, você pode utilizar esses dados para desenvolver melhorias no seu negócio.
5. Contrate funcionários temporários e treine os ativos
Um atendimento ruim realizado por algum funcionário pode arruinar a imagem de uma empresa. A mensagem transmitida, mesmo que de forma totalmente involuntária, é: uma organização é hostil com o público e não se importa em oferecer uma boa experiência, ela não merece o nosso dinheiro. Nesse sentido, uma grande queixa dos clientes durante a Black Friday se refere ao atendimento ineficiente. O volume de demandas tende a deixar os colaboradores exaustivos e é por isso que é importante que você contrate funcionários temporários para não sobrecarregar a equipe. Funcionários bem dispostos prestarão um atendimento de maior qualidade ao público. Além disso, você deve oferecer treinamento aos colaboradores efetivos da sua empresa, apontando o que deve esperar deles durante um período tão intenso na sua empresa. Converse com sua equipe e se coloque a disposição para sanar as possíveis dúvidas, mantendo a motivação e a produtividade em alta. A Black Friday 2021 será um momento crucial para o empreendedor e exige a criação de estratégias para proporcionar um atendimento de excelência ao consumidor, para que ele possa voltar a fazer negócio. Isso ajudará no fortalecimento da sua marca frente ao mercado. Nesse sentido, utilização da tecnologia para centralizar e automatizar o atendimento é essencial para o alcance dos resultados e você pode e deve utilizá-la na melhoria do atendimento e comunicação com o seu público. Estando sempre presente para o que for necessário. Gostou do nosso artigo? Acha que ele pode ser útil para mais alguém? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!