8 passos para ficar focado e atingir seus objetivos

Mesmo quando estamos focados em um projeto, nos deparamos com distrações em todos os lugares. Redes sociais, dúvidas, outras tarefas e até a procrastinação podem ser protagonistas na nossa falta de concentração, diminuindo a produtividade. Reunimos 8 dicas para focar no trabalho e fazê-lo render mais em qualquer área:

1. Não seja multitarefa. Priorize

Muitas vezes nos perdemos ao tentar realizar muitas tarefas ao mesmo tempo. Dê um passo para traz e faça uma tarefa de cada vez. E, ao fazer uma tarefa de cada vez, escolha primeiro as tarefas mais difíceis e desafiadoras, para mover seu cérebro em uma direção mais criativa. Depois, quando já estiver mais cansado, faça tarefas mais simples como checar e-mails.

2. Organize seu dia

Separe um tempo determinado do seu dia para gastar no projeto específico. Para lembrar, vale desde colorir a data e hora no calendário ou colocar um timer para ter certeza que realizou a tarefa.

3. Faça o seu sangue correr

É difícil (e cansativo) focar em algo quando estamos olhando uma tela o dia inteiro. Experimente desligar seu computador e telefone e caminhe por 20 minutos. O movimento, ar fresco e novos cenários irão clarear sua mente. E, é claro, não esqueça de beber bastante água e descansar o necessário para manter o seu corpo saudável.

4. Deixe a tecnologia te ajudar

Que a tecnologia surgiu para facilitar as nossas vidas, já sabemos e experimentamos todos os dias. Mas, por vezes, a infinidade de coisas que podemos fazer na internet, por exemplo, pode nos atrapalhar, desviando o foco. Para isso, use plataformas como Cold Turkey, Freedom e Self Control para bloquear a internet, evitando o tempo ocioso rolando o feed nas redes sociais enquanto deveria estar cumprindo deadlines. O software RescueTime também é uma boa ideia para avaliar como você está passando seu dia, ajudando a entender porque algumas tarefas estão demorando mais do que poderiam.

5. Medite

Com informações presentes e surgindo de todos os lugares – por meio do computador, celular, rádio… -, é importante separar um tempo para aquietar nossas mentes. Se você não tiver tempo para realizar uma aula de yoga ou meditação, aplicativos e plataformas como o Meditation Made Simple e Calm podem te ajudar.

6. Troque a música

A música é uma aliada de muitos na hora do trabalho, ajudando a isolar barulhos externos ou até mesmo ruído de construções. Mas, se você ouve música enquanto trabalha, é necessário observar se ela não está te distraindo ainda mais. Músicas novas ou com letra podem te desconcentrar, então prefira música clássica ou eletrônica ou uma playlist já familiar.

7. Reveja sua comunicação

Recorremos ao e-mail pela sua agilidade e facilidade, mas em muitos casos acabamos perdendo muito tempo zerando a caixa de entrada. Por isso, antes de mandar um e-mail, pergunte a si mesmo ou a seus colegas se a conversa não seria mais efetiva pessoalmente ou por telefone. Às vezes, tirar 5 minutos para conversar com alguém pessoalmente pode te fazer economizar mais tempo e energia do que um e-mail, resolvendo qualquer problema mais rapidamente.

8. Encontre um ambiente com o “ruído certo”

David Burkus, um professor associado de liderança e inovação na Oral Roberts University, afirmou que “um nível de ruído no fundo pode beneficiar nossa habilidade de fazer tarefas criativas, quando não somos puxados para a conversa”. Para ele, ao invés do silêncio total, o ambiente de trabalho ideal possui um pouco de ruído de fundo. “É por isso que você consegue focar muito bem em uma cafeteria barulhenta, mas quase nada em um escritório muito sonoro”.