BP investe R$ 25 milhões em tecnologia e triplica capacidade de procedimentos via cirurgia robótica

A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde de excelência do país, está investindo R$ 25 milhões na ampliação do seu parque tecnológico. Em dezembro, a instituição passou a atuar com dois novos robôs cirúrgicos, o Intuitive Da Vinci X e o Versius®, da CMR Surgical, no Hospital BP, que se somam ao robô Intuitive Da Vinci Xi®️ Surgical System™️, em operação no BP Mirante desde 2018. Um terceiro robô Versius completa as novas aquisições da instituição e será dedicado exclusivamente ao treinamento de profissionais na nova tecnologia recém introduzida no país.

“Estamos mais uma vez reafirmando o compromisso da BP com a inovação. Em busca da saúde e do bem-estar dos nossos clientes, entendemos que o futuro requer investimentos em tecnologia para garantir cirurgias minimamente invasivas com melhor qualidade, melhores resultados e menor custo, aliando isso a um forte projeto de ensino e pesquisa. Assim teremos coleta de dados, análises de qualidade com auxílio da inteligência artificial e avaliação de resultados para trazer a melhor medicina para os nossos clientes”, conta Denise Santos, CEO da BP.

O novo modelo Intuitive Da Vinci X é um robô da quarta geração de sistemas cirúrgicos da Vinci. Com um design otimizado, ele trabalha com uma angulação de 120º em relação ao seu ponto da câmera, o que aumenta sua capacidade de ação, oferecendo o acesso a todas as cirurgias que o robô faz hoje em relação à tecnologia.

A outra novidade é o robô Versius®, da healthtech britânica CMR Surgical. Com quatro braços robóticos que imitam o movimento humano, de alta articulação, seus módulos independentes permitem que o cirurgião use apenas o número de braços necessários para um determinado procedimento. Com menos de 650 quilos, pode ser transportado para qualquer sala cirúrgica e seus materiais são rapidamente reprocessados, com esterilização em autoclave. São diferenciais que otimizam o número de cirurgias a serem realizadas no mesmo dia. “Comemoramos 100 sistemas Versius instalados em 14 países, com um total de cinco mil procedimentos cirúrgicos realizados, desde 2014. O Brasil é o 11º país a introduzir o sistema. Nossa missão é democratizar a cirurgia robótica e ficamos muito satisfeitos de fechar uma parceria com uma instituição de renome como o Hospital BP (BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo). Chegamos para ficar”, diz Mario Ferradosa, gerente geral da CMR Surgical na América Latina.

Democratização da robótica

De acordo com o médico Gustavo Guimarães, coordenador do programa de cirurgia robótica da BP, a chegada dos novos robôs permitirá que a instituição ofereça ainda mais acesso a este tipo de procedimento e para outras camadas da população. “Estamos democratizando a cirurgia robótica. Este é um diferencial da BP, que agora oferece o procedimento na sua unidade BP Mirante e também no Hospital BP, diversificando as máquinas e as tecnologias”, diz.

A instituição ultrapassou no último mês de setembro a cirurgia robótica número 1.000. A expectativa da BP é dobrar até o final do primeiro semestre de 2023 o número de procedimentos mensais via robôs, saltando de 35-40 para 75-80 cirurgias robóticas por mês. E até o final do próximo ano, com os três robôs operando plenamente, a meta é atingir de 100 a 150 operações robóticas por mês. “Com a ampliação, triplicaremos nossa capacidade nesse tipo de cirurgia e poderemos atuar em todas as frentes da medicina, ampliando o acesso a procedimentos como cirurgias de hérnias e histerectomia para uma parcela da população que antes não tinha acesso, por exemplo”, explica o coordenador da robótica.

Hoje a BP atua com seis grupos de Oncologia especializados em cirurgia robótica: mama/ginecologia, cabeça e pescoço, melanoma/sarcoma, aparelho digestivo, urologia e tórax. Como centro formador de profissionais de cirurgia robótica, a instituição pretende agora ampliar a capacitação do seu time de médicos e de outros mercados. “Como centro de referência, a BP passa a oferecer treinamento em várias tecnologias liberadas e aprovadas no Brasil em cirurgia robótica – as plataformas X e Xi®️, além do robô Versius®”, lembra o médico Gustavo.

Desde o início das cirurgias robóticas no país, já foram realizados cerca de 92 mil procedimentos por robô no Brasil e os números só estão aumentando. Em 2019 foram 13 mil cirurgias robóticas, em 2020 o Brasil contabilizou 15 mil procedimentos, em 2021 foram 20 mil operações e 2022 deve fechar na casa de 27 a 30 mil cirurgias por robô, ou seja, um crescimento anual sempre na casa dos dois dígitos.