Com ações e incentivos, Santander destaca atuação no mundo dos games

Em 2008, um grupo de veículos espanhóis se reuniu para consagrar o dia 29 de agosto como sendo o “Dia Mundial do Gamer”. Desde então, o mercado de vídeo games e jogos online tem despertado um interesse crescente de empresas, que em um primeiro momento, poderiam não estar tão acostumadas com as linguagens e trejeitos da comunidade.

A rede de bancos Santander tem mostrado, através de várias iniciativas, que é possível elaborar estratégias, produtos e serviços voltados para esse grupo de pessoas.

O Santander GG Week reuniu no canal de YouTube do banco mais de 32 horas de conteúdos voltados a comunidade gamer, com a participação de influenciadores e descontos de até 60% em lojas parceiras, como Magalu, Ponto, Samsung e Burger King. Para Danielle Sardenberg, superintendente executiva de marketing do Santander Brasil, a iniciativa é focada em uma nova geração de clientes que pode ser definida como casual gamer. “A iniciativa visa dialogar tanto com o pro-gamer, aquele jogador mais profissional, até aquele usuário que não sabe que é gamer, como aquela pessoa que joga Candy Crush”.

Entre os influencers participantes da semana estavam nomes relacionados a diferentes áreas do setor de e-sports, como como Camilota, Gordox, Zigueira, Alice Gobbi e Maellen. Durante o evento realizado em parceria com o YouTube, foram anunciados uma série de novos produtos que integram o Pacote Gamer, como o Next Level, programa de incentivo aos usuários, criado em parceria com a especialista em networking gamer Final Level CO.

Para a executiva, “o gamer tem as mesmas necessidades de produtos financeiros que os não-gamers, sendo uma área ligada diretamente ao consumo”. O banco oferece, além de cartões de créditos e serviços financeiros tradicionais, programas de assistência a tecnologias e bolsas de estudos às áreas de interesse a essa comunidade.

Pacote Gamer: checkpoints na trajetória do Santander

O Santander há muito demonstra interesse em incentivar no desenvolvimento e no aumento da popularidade desse estilo de vida gamer. Em novembro de 2021, por exemplo, o banco fez uma iniciativa que precedeu as tendências – hoje muito comuns – de introduzir elementos da marca no metaverso.

Durante a abertura da São Paulo Fashion Week, o Santander promoveu um desfile com releituras das skins (nome genérico para os trajes que os personagens usam nos jogos) mais populares do jogo mobile Free Fire. Além disso, o Santander criou com exclusividade para seus clientes uma jaqueta que os personagens no Free Fire poderiam usar durante as partidas.

Em fevereiro deste ano, o banco anunciou a renovação da parceria com a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) para a temporada de 2022 e em parceria com a empresa detentora do jogo mobile, a Garena, o campeonato será exibido em TV aberta, sendo transmitida pela RedeTV. “Melhor do que pagar de banco gamer, é bancar o game. Nada mais justo do que trazer nossos clientes para a experiência que é acompanhar esses eventos de perto e sentir a vibração da torcida brasileira de esportes eletrônicos”, diz Danielle Sardenberg em comunicado.

Além de personalizar os players e de patrocinar equipes e eventos, o Santander busca trazer benéficos também ao jogador. Para final brasileira do Campeonato Brasileiro de League Of Legends (CBLOL), que o banco é o principal patrocinador, serão sorteados em ações surpresas ingressos para final.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, Danielle ressalta que não basta incentivar os usuários por meio de campanhas esporádicos, mas é preciso criar diálogos constantes entre o público gamer e instituição financeira. “É preciso fazer parte das discussões que acontecem na comunidade” pontua.

Next Level: Incentivos à profissionalização gamer

Durante o último dia da Good Game Week, no dia 29, o Santander anunciou um novo programa de bolsa intitulado Santander Gamer Pro. Serão 30 mil bolsas gratuitas para contribuir no desenvolvimento de games no Brasil. O novo projeto é uma parceria entre o banco e a CNB Esports, um dos clubes de maior destaque no setor na América Latina.

Os cursos serão gratuitos e oferecerão trilhas de aprendizado dos jogos League of Legends (LoL) e Valorant, além de um módulo voltado para quem almeja se tornar streamer. Das 30 mil bolsas: 20 mil para o LoL, 5 mil para o Valorant e 5 mil bolsas para streamer, sendo aplicadas de maneira online dentro da plataforma da CNB.

Para participar, não é necessário ser formado ou estar cursando uma graduação, sendo que o único critério nessa primeira etapa é ser maior de 16 anos. Para se inscrever, basta acessar e se cadastrar no Bolsas Santander.

Uma outra iniciativa que o banco resolveu dar as caras foi no caso Matheus Guimarães. O jovem de 20 anos conseguiu por meio das habilidades no jogo Fortnite participar de projetos no exterior que o levou a aprovação em 28 universidades nos Estados Unidos. Guimarães resolveu integrar o time de e-sports da Oklahoma Christian University, além disso, ganhou uma bolsa de estudos de 75% no curso de ciências da computação.

Porém, devido a urgência do início das aulas nos Estados Unidos, o jovem precisou arrecadar R$82 mil para conseguir realizar o sonho. Depois de agentes do Santander ficarem sabendo do caso e verem a proatividade de Matheus ao tentar arrecadar a quantia por meio de programas de financiamento coletivos, o banco resolveu patrocinar integralmente os estudos do jovem, com um contrato de 4 anos para que ele conclua sua graduação pela universidade americana.

“Matheus é um exemplo de jovem que correu atrás do seu sonho e enxergou no universo gamer uma forma de transformar sua vida para melhor. O intuito do nosso apoio é facilitar sua experiência em se tornar uma pessoa, um profissional e um jogador melhor”, disse Danielle Sandenberg em comunicado.