Conheça a ‘profissão do futuro’

A “profissão do futuro” está sendo alvo das maiores empresas do mundo, tornou-se ainda mais importante no período de pandemia, tem salário de até R$ 25 mil e comissões variáveis que podem chegar a 6 dígitos. Ela permite que você possa trabalhar de onde quiser, no horário em que achar melhor e pode mudar completamente o patamar de uma empresa.

Ainda não sabe de qual profissão estou falando? Ela é responsável por campanhas que geram milhões de reais e está sempre participando dos bastidores de todo grande produto lançado. Estou falando do profissional de marketing digital.

Pode ser que ele já tenha incomodado você algumas vezes. Afinal, é esse profissional quem produz todos os anúncios de Youtube, e-mails marketing, postagens e banners nas redes sociais que já chegaram até você com o intuito de fazê-lo adquirir um produto e/ou serviço. Mas sabe qual é a verdade? Esse método funciona.

Digo isso porque já vi acontecer com meus próprios olhos. A maior casa de análise financeira do país, a Empiricus, faturou R$ 20 milhões em 7 dias e teve ROI (retorno sobre investimento) de 2.790% no último lançamento que fez, no mês de agosto, com a ajuda dos profissionais de marketing digital.

Estou falando de uma profissão que pode transformar em “ouro” tudo o que toca, por menos atrativo que seja o infoproduto. Até porque ninguém acorda com o desejo de comprar um PDF com um relatório de investimentos, concorda? Mesmo assim, a Empiricus faturou cerca de R$ 20 milhões em 7 dias com o último lançamento.

E, se você tem alguma afinidade com vendas e performance, tenho uma boa notícia para te dar: você pode se tornar um profissional de marketing digital também. Mesmo que não tenha nenhum tipo de conhecimento prévio na área e que nunca tenha vendido sequer uma bala na vida. E devo dizer que esse não poderia ser um momento melhor para fazer essa “virada de carreira”, já que esse segmento tem crescido exponencialmente no último ano:

Manchete diz que o Brasil é campeão mundial de downloads de aplicativos de e-commerce durante a pandemia do coronavírus. Imagem: UOL

Hoje a internet é o maior mercado do mundo e 96% dos brasileiros buscam empresas no Google antes de ligar para elas ou visitá-las, de acordo com pesquisa da própria plataforma. Ou seja, o trabalho desse profissional só tende a ser cada vez mais demandado. A verdade é que grandes empresas já entenderam a importância de ter um profissional como esse no time e estão disputando “a tapas” os poucos profissionais disponíveis no mercado.

Ao mesmo tempo em que há um mar de pessoas desempregadas devido à crise econômica do país, os profissionais de marketing digital recebem cada vez mais propostas de emprego por empresas gigantescas, de diferentes nichos. E, como se não bastasse, tem propostas de salários exorbitantes, com oportunidade de crescimentoamplo leque de benefícios e flexibilidade para trabalhar de onde quiserem. Ou seja, nunca ficam parados.

A procura já se tornou tão absurda que atualmente existem formações com a proposta de formar esses profissionais do zero. E não estou falando de nenhuma graduação ou curso de longa duração. Na verdade, em poucos meses de estudo eles já estão habilitados para atuar na área recebendo comissões bem “gordas”, por meio de campanhas que vendem milhões.

E, se não acredita no que digo, saiba que na Empiricus os profissionais de marketing digital ganham salários que podem chegar a R$ 25 mil, mais comissões variáveis de até 6 dígitos. No último lançamento da casa de análise, que citei logo acima, o responsável pela campanha que gerou R$ 20 milhões recebeu em torno de R$ 300 mil de comissão.

Ele foi efetivado há menos de 3 meses e foi selecionado a partir de uma formação como essa que acabei de lhe contar, de curta duração. Mas, ainda assim, as empresas da indústria 3.0 carecem destes profissionais e estão sendo obrigadas a disputar pela mão de obra ainda escassa no mercado de trabalho.

“Quando eu encontro um profissional desses, eu agarro. Eu sei que esse cara pode mudar um negócio, assim como já mudou o meu”

Toda empresa que vende pela internet está em busca de profissionais de marketing digital, mesmo que ainda não saiba. Digo isso porque, de acordo com pesquisa feita pela Dscout, nós tocamos cerca de 2 mil a 3 mil vezes no celular todos os dias. Mas no futuro, é esperado que a próxima geração faça o dobro, com até 6 mil toques diários.

Na prática, cada um desses cliques é uma venda em potencial. Mas, para convencer pessoas a comprarem qualquer um dos infoprodutos vendidos na internet, são necessárias campanhas de marketing persuasivas e convincentes. Já ouviu falar no ditado: “a propaganda é a alma do negócio”? Pois então.

Quem cumpre esse papel com excelência são os profissionais de marketing digital. No entanto, o principal problema tem sido encontrá-los, uma vez que este mercado ainda é “recente” e poucas pessoas dominam as técnicas necessárias para vender na internet. Afinal, o marketing tradicional não pode ser confundido com o marketing digital.

No marketing tradicional, que engloba todas as técnicas offline como TV, rádio, matérias impressas e telemarketing, o objetivo é atingir o maior número de pessoas possível. Ou seja, trabalha com grandes massas. Já no marketing digital, o objetivo é atrair e fidelizar clientes e, portanto, trabalha de maneira mais pessoal e específica, tratando o cliente como único.

Mas então como os profissionais de marketing digital estão sendo formados? Bom, como dito anteriormente, não é uma formação exatamente tradicional. Atualmente, algumas formações de curta duração estão sendo oferecidas para pessoas que desejam mudar de carreira e ingressar no mercado de vendas com foco em performance e conversão.

Se hoje você está insatisfeito com o trabalho que exerce e tem vontade de dar um giro “360º” na sua vida profissional, essa pode ser a oportunidade que precisava. E não estou te encorajando a fazer isso só pelos salários altos e comissões gordas. Mas principalmente pela liberdade de trabalhar de onde quiser, podendo atuar nas maiores empresas do país e sem precisar dedicar 4 anos ou mais da sua vida aos estudos.

O que mais interessa às empresas para atuar como profissional de marketing digital não é a faculdade que você cursou, mas sim o que você sabe. Não importa se você estudou na melhor universidade do país, tem pós-graduação ou doutorado. Se você colocar tudo o que aprendeu na prática e gerar resultado, é isso o que importa.

Se estiver disposto a entrar nessa empreitada, há uma formação com vagas abertas agora. É uma das primeiras a serem oferecidas no Brasil especialmente para quem quer atuar com marketing digital de performance, e é exigida para trabalhar como especialista na maior casa de análise financeira do país, a Empiricus. Até porque os melhores alunos deste curso profissionalizante podem sair com uma vaga de trabalho com salário de até R$ 25 mil e comissões de até 6 dígitos.

Ela está fazendo isso pois, assim como diversas outras empresas da indústria 3.0, está em busca de novos talentos que possam integrar a equipe e gerar milhões de reais. E, quem sabe, esse novo talento não possa ser você?

“Quando eu encontro um profissional desses, eu agarro. Eu sei que esse cara pode mudar um negócio, como já mudou o meu. Por isso essas pessoas são tão bem pagas hoje e têm um mercado irrestrito procurando por elas. Em pouco tempo, essa será a profissão mais requisitada pelas empresas” – Roberto Altenhofen, CMO da Empiricus