Estudo realizado pela SBVC revela que 88% dos consumidores 60+ já fazem compras online, sendo a maioria através de smartphone (84%)

Segundo estimativas do IBGE, em 2021 o Brasil superou a marca de 31,2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência para os próximos anos é esse número ser maior.  Este público representa aproximadamente 15% do total de 213 milhões de habitantes. Ou seja, o Brasil está no momento de proporcionar mudanças e novas oportunidades de negócios em muitos segmentos, pois a população está envelhecendo em uma velocidade muito rápida, o que trará um grande impacto sobre os sistemas de saúde e outros, com elevação de custos e do uso dos serviços. Pensando nesse futuro cenário, a SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo em parceria com a AGP Pesquisas atualizou a pesquisa feita nos últimos 6 anos com informações sobre os atuais hábitos de compra da população com idade superior a 60 anos. “Realizamos este estudo todos anos para analisar os fatores que levam este público a comprar, que aspectos eles mais valorizam em sua jornada de compra e a presença digital deste público no varejo. Além disso, avaliamos a experiência de compra e os aspectos mais valorizados no consumo de produtos e serviços”, comenta Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
O estudo da SBVC contou com 500 entrevistados. 85% dos consumidores 60+ afirmaram que eles mesmos são os responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra em sua residência. Para esse consumidor, comprar online é uma realidade, e principalmente o consumo através de smartphones, 84% versus 24% em 2017. Sendo que, desses consumidores mobile, 66% compram via aplicativos, versus 12% em 2017. É importante ressaltar que 74% dos consumidores 60+ afirmam que o principal motivo para comprar online é “Não precisar sair de casa”. Porém, dos consumidores 60+ que não compram online, consideram “Touch and feel” principal entrave.
Sobre a experiência no ponto de venda dos supermercados, os consumidores a consideram positiva, 80% apreciam a experiência, sob análise de “Top2Box”, soma das opções “Muito boa” e “Boa”, versus 67% em 2017. Shopping centers mantêm em 67% quando comparado com o ano de 2017, considerando “Top2Box”. Farmácias e Drogarias oferecem uma das melhores experiências a esse consumidor, 84% sentem que sua jornada de compra a esse tipo de loja é positiva, sob a análise de “Top2Box”.
O estudo também avaliou o potencial do metaverso como canal de relacionamento e vendas para este público. Para 32% dos consumidores 60+, o metaverso certamente ou provavelmente será utilizado nas compras do e-commerce no futuro – apenas 23% dizem que não usariam.
Clique aqui e veja a íntegra do estudo está disponível no site da SBVC.