Fundação Grupo Boticário apoia mais de 260 iniciativas de impacto socioambiental positivo

A Fundação Grupo Boticário, que há 31 anos atua pela proteção da natureza brasileira, tem ampliado seus esforços no apoio a iniciativas e negócios de impacto socioambiental positivo. A ação está pautada em três pilares: suporte para estruturar novas ideias em busca de soluções para problemas socioambientais, promovendo a conservação da biodiversidade e gerando oportunidades de trabalho e renda para comunidades; capacitação, mentoria e formação de redes para acelerar e aprimorar iniciativas existentes; e apoio com recursos financeiros.

Os negócios de impacto socioambiental são empreendimentos que geram receita e ao mesmo tempo buscam contribuir positivamente com a sociedade e o meio ambiente do seu entorno por meio de sua atividade principal. Ela pode estar, por exemplo, embasada em ativos da natureza, como turismo em áreas naturais, agricultura sustentável, educação ambiental, artesanato e produção sustentável em diferentes cadeias da sociobiodiversidade.

Nos últimos dois anos, a Fundação beneficiou diretamente mais de 260 iniciativas, envolvendo mentorias, consultorias, ambiente para cocriação, conexão com potenciais parceiros e divulgação de boas práticas e experiências de sucesso. Dessas iniciativas, 26 soluções de destaque receberam apoio financeiro no valor total de R$ 5,4 milhões para serem executadas.

Em 2020, o suporte foi direcionado especialmente a propostas voltadas ao turismo em áreas naturais e a municípios da Grande Reserva Mata Atlântica, maior remanescente do bioma no Brasil, localizado nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Em 2021, o apoio às soluções sustentáveis beneficiou ações preocupadas com a saúde do oceano e de cidades costeiras e também com a bacia hidrográfica da Baía de Guanabara, que engloba 17 municípios, e o Nordeste do Estado de Goiás, região que abriga rica biodiversidade do Cerrado.