Inteligência de mercado: colocando as pessoas no centro dos negócios e personalizando o atendimento digital.

Por Beatriz Fabiany e Michael Azevedo via CBP. Creation.

Os negócios passam por uma constante mudança impulsionada pelas inovações tecnológicas e pela globalização, o que contribui para a alteração nos padrões de consumo e comportamento do consumidor. Nesse contexto, a adaptação às mudanças é fundamental para a sobrevivência em um ambiente competitivo. Para isso, é necessário colocar as pessoas no centro dos negócios. Apesar dos avanços tecnológicos e das inovações nas Inteligências Artificiais (IA), são as pessoas que impulsionam a criatividade, o senso crítico e a constante evolução do mercado.
A inteligência de mercado é uma ferramenta essencial para colocar as pessoas no centro dos negócios, permitindo que as organizações entendam as necessidades, desejos e comportamentos das pessoas. Com as informações as empresas podem coletar e analisar o mercado, incluindo dados sobre a concorrência, tendências e comportamento dos consumidores para desenvolver produtos e serviços que atendam às suas demandas. Essas informações permitem que as empresas tomem decisões assertivas sobre o crescimento dos seus negócios, criando um valor único e diferenciado para os consumidores.
Além disso, as marcas estão se preocupando frequentemente com o atendimento personalizado no ambiente digital, indo além das ações tradicionais de marketing. O mindset e cultura organizacional faz com que as empresas busquem a aproximação com o público, criando assistentes virtuais que se tornam a cara da marca em todas as mídias. Um exemplo de case sucesso é o da Magalu, que criou a Lu, uma
assistente virtual para se comunicar de forma mais próxima e eficiente com o público, tornando-se um destaque nas redes sociais nos últimos anos. A Magalu está sempre atenta ao que é assunto nas diferentes plataformas digitais, trazendo conteúdo personalizado para cada canal.
A inteligência de mercado é fundamental para colocar as pessoas no centro dos negócios, permitindo que as empresas compreendam as necessidades e desejos dos consumidores, criem valor diferenciado e cresçam de forma sustentável e lucrativa. A atuação das marcas no meio digital vai além das ações tradicionais de marketing, com a preocupação em oferecer atendimento personalizado e conteúdo
de qualidade para o público, como é o caso da Magalu e sua assistente virtual Lu.
Dicas para utilizar a inteligência de mercado para colocar as pessoas no centro dos negócios e personalizar o atendimento digital:
1. Coleta de dados: utilize ferramentas de coleta de dados, como questionários, pesquisas online, redes sociais e outros meios de contato com os clientes para obter informações sobre suas necessidades e desejos.
2. Análise de dados: Utilize ferramentas de análise de dados, como Business Intelligence e Data Analytics, para analisar e interpretar as informações coletadas e identificar padrões, tendências e insights sobre o comportamento dos clientes.
3. Personalização do atendimento: utilize as informações coletadas e analisadas para personalizar o atendimento, oferecendo soluções específicas e adequadas às necessidades de cada cliente.
4. Criação de personas: crie personas que representem os diferentes perfis de clientes, baseadas nas informações coletadas e analisadas, para entender melhor suas características, necessidades e desejos.
5. Conteúdo de valor: produza conteúdo de qualidade, que atenda às necessidades e desejos dos clientes, com informações relevantes e úteis, que ajudem a resolver seus problemas e ofereçam soluções para suas
necessidades.