Lojas online: clientes da Locaweb registram crescimento 160% maior que o mercado com vendas de mais de R﹩ 2,1 bilhões

Conhecida por ter o maior, melhor e mais completo ecossistema para a digitalização de PMEs no Brasil, a Locaweb mais que dobrou a base de novos lojistas clientes ao longo do ano passado. Tendência que se mantém nos primeiros meses deste ano e que em março bateu recorde com a mais alta média diária de adição de novas lojas da história da companhia (crescimento de +56% vs a média diária do último trimestre de 2020). Juntas, as lojas online clientes da empresa registraram um GMV (volume bruto de mercadoria vendidas) de mais de R﹩2,1 bilhões apenas entre outubro e dezembro do ano passado. O aumento nas vendas dos clientes da Locaweb Commerce é resultado do investimento da empresa na qualidade da sua plataforma de ecommerce, a Tray, bem como na contínua ampliação do seu ecossistema, que já conta com mais de 382 integrações. Isso pode ser visto justamente no crescimento do GMV consistentemente acima do mercado e acelerando trimestre a trimestre:
• No 1S20 vs 1S19, o GMV da Locaweb cresceu 74% vs 47% do mercado (de acordo com Webshoppers 42). Ou seja, o crescimento foi 57% maior que o mercado.
• No 3T20 vs 3T19, o GMV da empresa cresceu 90,4% vs 43,5% do mercado (de acordo com o Ebit). Ou seja, o crescimento foi 108% maior do que o mercado.
• No 4T20 vs 4T19, o GMV da companhia cresceu 83,8% vs 32,2% do mercado (de acordo com o Ebit). Ou seja, o crescimento foi 160% maior do que o mercado.
Em adição de novas lojas, a empresa novamente registrou um trimestre muito bom mesmo quando consideramos a reabertura da economia. No 4T20, houve expansão de 237,0% na adição de novas lojas quando comparado ao quarto trimestre de 2019. Esse aumento da adição de novas lojas no 4T20 e também no início de 2021 deve-se a quatro fatores: (i) expansão do número de integrações da ferramenta (+ de 382 atualmente), mantendo a sua atratividade frente a concorrência; (ii) esforços incrementais de marketing para captação direta de novos clientes; (iii) esforços de brand marketing; e (iv) atratividade do ecossistema com as empresas adquiridas.
A Tray possui o ecossistema mais completo em sua categoria e segue trabalhando para aumentar o número de integrações disponíveis para que seu cliente possa vender mais, sendo a empresa mais preparada para acelerar a digitalização das PMEs brasileiras, com a melhor plataforma, o melhor custo benefício e eficiência operacional, refletindo em constante crescimento das suas margens. Ao longo do último ano, a Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, capacitou os varejistas de pequeno e médio porte a alcançar os clientes onde quer que estejam, do WhatsApp à porta fechada da sua própria loja física. Não por acaso, apenas em 2020, a Locaweb registrou um GMV de mais de R﹩6,78 bilhões, crescimento de 81,3% em relação ao ano anterior.