Mantenha seus colaboradores engajados no home office!

Com o surgimento de modelos de trabalho híbrido e remoto, as empresas precisam realizar ações para engajar colaboradores e elevar a produtividade da equipe mesmo longe do escritório.

Os líderes possuem um papel importante nessa jornada de incentivo aos colaboradores, buscando meios não tradicionais para avaliar as habilidades de cada profissional que integra sua equipe.

Realizar uma boa gestão de forma remota traz a necessidade de inovar na comunicação, no enfrentamento dos problemas diários, na obtenção de resultados e no desenvolvimento dos colaboradores.

Ficar de olho nas novidades do mercado, aderir ao uso da tecnologia para aproximar a equipe com encontros virtuais ou até mesmo promover reuniões presenciais, são ações para engajar colaboradores que podem ser trazer resultados muito positivos. Mas existe outras iniciativas que também trazem resultados concretos para estimular o engajamento à distância.

Mas como fazer isso? Para te ajudar nessa missão, listamos algumas ações que podem ser aplicadas no dia a dia do seu negócio. Confira!

  1. Reforce a cultura da empresa 

Fazer com que o colaborador se sinta parte da empresa é muito importante, principalmente no modelo de trabalho home office, portanto, por meio de comunicados, playlists, vídeos e conteúdos institucionais, mantenha-os por dentro do que está acontecendo.

Comunicar a entrada de um novo cliente, compartilhar acontecimentos internos, oferecer um curso ou dar dicas de materiais relevantes para determinada área, traz uma sensação de proximidade.

Promover happy hours, eventos e ações para engajar colaboradores de forma virtual também auxilia nesse processo e apresenta muitos benefícios. Dentre eles, o aumento na motivação e a performance dos profissionais, que se sentem mais inseridos e alinhados com os valores da organização.

  1. Aposte no desenvolvimento de habilidades 

Uma plataforma de educação corporativa pode ser uma aliada e tanto para engajar os colaboradores e promover a capacitação interna. Oferecer materiais e conteúdos em diferentes formatos, que promovam o desenvolvimento técnico das habilidades, garante excelentes resultados.

O profissional se sente valorizado e a empresa aumenta sua competitividade no mercado com a inserção de novas técnicas e metodologias em diferentes áreas, aprendidas por seus colaboradores.

Essas plataformas garantem ainda a comunicação constante, uma jornada de aprendizagem contínua e promove a melhora na experiência corporativa.

  1. Proporcionar conforto e qualidade para o ambiente de trabalho 

Não é porque os colaboradores não estão presencialmente no escritório que a qualidade e o conforto do ambiente de trabalho devem ser deixados de lado. Muito pelo contrário: a empresa deve disponibilizar materiais que facilitem o conforto do profissional.

Seja uma cadeira própria para o trabalho, um móvel de apoio para os pés ou mesmo um teclado novo; a oferta desses aparelhos faz a diferença na rotina das pessoas.

  1. Reconhecimento e feedback 

Reconhecer e recompensar os profissionais que estão com um bom desempenho garante maior engajamento e compromisso por parte dos funcionários.

Os feedbacks também são parte importante nas ações para engajar colaboradores, principalmente no home office, não só para a melhor comunicação entre liderança-equipe, mas com as atividades que a companhia propõe para os profissionais, entendendo o que é mais proveitoso para eles.

As plataformas de educação corporativa são ótimas para medir a satisfação e aumentar a employee experience, pois oferecem relatórios que auxiliam os gestores a identificarem os assuntos que mais geram interessante para suas equipes para trabalhá-los de forma eficiente.

Quais são os benefícios de implementar ações para engajar colaboradores? 

Quando os profissionais se sentem valorizados, seus índices de entrega e produção são elevados, garantindo mais qualidade e melhor performance, aumentando consideravelmente os resultados da empresa.

Outros fatores são identificados como grandes vantagens para as empresas:

  • Profissionais com habilidades e comportamentos aderentes à cultura organizacional;
  • Alinhamento do time aos valores da empresa;
  • Estabelecimento de metas e objetivos reais e atingíveis;
  • Aumento na taxa de retenção de talentos;
  • Melhora no clima organizacional.

Há muitas formas em manter o perfeito alinhamento entre os setores, implantar novidades e garantir um bom crescimento para o negócio mesmo que os funcionários não estejam todos no mesmo local físico.

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