Mobile learning: saiba o que é e conheça os benefícios

De acordo com o relatório State of Mobile, divulgado pela consultoria de inteligência móvel AppAnnie, em 2021 o brasileiro passou em média 5,4 horas do seu dia no celular. Ao ver esse dado, é possível entender o crescimento da busca pelo mobile learning nas empresas e instituições de ensino.

O que é mobile learning?

Traduzindo para o português, a aprendizagem móvel é uma modalidade de ensino que faz uso de celulares, tablets e notebooks que possuem acesso à internet para transmitir conteúdos.

Diferente das metodologias tradicionais, o mobile learning proporciona absorção mais rápida dos conteúdos e permite que os usuários acompanhem a aula em qualquer lugar e a qualquer hora.

Esse método é bastante utilizado como complemento para uma trilha de aprendizagem mais longa e completa, auxiliando na fixação das pautas vistas e incentivando o aluno a treinar e rever o conteúdo por meio de outros formatos, como e-book, videoaulas e quizzes.

Plataformas de Learning Management System (LMS) ou Learning Experience Platform (LXP) fazem uso desse recurso para estimular os colaboradores a consumir conteúdos rápidos e aulas extras para acelerar a aprendizagem.

Com a familiaridade das pessoas com o aparelho celular, o mobile learning tende a ser um modelo que veio para ficar e trazer uma transformação positiva na educação, seja ela corporativa ou não.

Benefícios do mobile learning

Quando aplicado em conjunto com uma plataforma de educação corporativa, a utilização do mobile learning expande as opções de interação com os colaboradores e os benefícios proporcionados.

Essa modalidade de ensino auxilia na gamificação, ofertando conteúdos mais lúdicos voltados para recompensas, com sistema de pontuações e fases. A aprendizagem móvel também pode disponibilizar uma área de social learning que garante a interação dos colaboradores em grupos de discussão, além de e um feed para compartilhar os aprendizados e desafios.

Esse sistema se destaca por oferecer uma conversa mais direta e prática com os professores, tutores e/ou gestores, fator extremamente importante para a evolução do usuário em sua trajetória.

Outros benefícios podem ser observados com o uso do mobile learning:

  • Melhora na experiência de educação corporativae expansão para além do campo empresarial;
  • Acesso rápido e fácil aos conteúdos, em qualquer dia e horário;
  • Absorção dos conteúdos vistos nas trilhas com o auxílio de atividades extras;
  • Engajamento dos colaboradores ao ter o acesso fácil por um aparelho que está sempre disponível;
  • Layout responsivo, simples e amigável, que chama a atenção dos usuários;
  • Conteúdos em diferentes formatos, que agradam a todos os perfis.

O mobile learning é uma forma de reforçar a marca empregadora, ao mostrar que a companhia conta com ações consistentes de capacitação contínua dos funcionários.

É um estímulo importante para garantir que as equipes estejam sempre se atualizando e preparadas para os desafios do mercado, além de elevar a satisfação da experiência do colaborador e aproximando o relacionamento, tornando-o mais saudável para ambos os lados.

Esse é um tema em alta e que vem sendo cada vez mais trabalhado pelas organizações. Por isso, preparamos um conteúdo que vai te ajudar a implementar ações que melhorem a experiência do colaborador. Acesse neste link e comece a colocar em prática!