O que aprendemos em 2020 que vai influenciar o marketing de 2021?

Em 2020, foi preciso buscar novas formas de fazer comunicação e de ajudar as pessoas. Quem trabalha com marcas teve que se adaptar, relembrar boas práticas, esquecer algumas fórmulas, reaprender outras e, acima de tudo, estar sempre disposto a reavaliar modos de pensar e operar. Tudo isso gerou aprendizados valiosos. Usar dados como fonte de novas ideias vai além de ser apenas um modo de operar em tempos de crise. Com ajuda dos números, é possível alimentar a curiosidade always on sobre o público e democratizar a cultura da experimentação em diversas áreas das agências e anunciantes. Nessa esteira, estratégias de marca precisaram ser redesenhadas. Orçamentos foram revistos, e os dados apontaram caminhos possíveis mostrando, por exemplo, que ao longo de todo o ano as pessoas procuraram bastante por ajuda e alívio. Não por coincidência, as marcas capazes de ajudar foram as que estiveram mais próximas de seus consumidores. Diariamente, passamos a encarar novos desafios com a pandemia: onde estão nossos consumidores? Como remanejar investimentos? Qual a abordagem mais adequada para essa nova realidade? Como entregar a mensagem de maneira menos interruptiva e mais eficiente? Essas foram apenas algumas das perguntas que pautaram o trabalho de quem pensa nas estratégias de audiência. Para começar a apontar caminhos possíveis, aprendemos que alguns princípios  ajudam a avaliar todas as campanhas de mídia em um mercado tão dinâmico. Contexto em primeiro lugar: vimos a pandemia afetar pessoas ao redor do globo, mas cada cidade tem suas particularidades no enfrentamento da COVID-19. Mesmo vivendo situações globais, é preciso tomar decisões considerando o contexto local. Reavalie suas campanhas sempre que necessário: à medida que a dinâmica do mercado muda, é preciso reavaliar as campanhas, os criativos e até as diretrizes. O que decidimos há duas semanas pode não ser apropriado hoje. Considerações criativas: na reavaliação dos criativos, não deixe nada de fora. Olhe para cores, escolha de imagens, textos e palavras-chave, além de não esquecer do contexto de inserção de cada peça. Mude as prioridades de acordo com o contexto: lembre-se de sempre avaliar os investimentos em mídia sob a perspectiva do que é mais relevante e útil para o seu público naquele momento. Busque sempre ajudar: um processo que aprendemos no início da pandemia e que deve continuar guiando nosso trabalho é questionar sempre como é possível ajudar seu público, clientes e parceiros. Fonte: ThinkWithGoogle