O que é a inteligência artificial emocional e por que ela é o futuro

Em um mundo onde a linguagem não-verbal é tão ou mais importante quanto as palavras que são ditas, compreender o que significam tom de voz, expressões faciais e gestos é muito relevante. Esse é um dos papéis da inteligência artificial emocional. Aliar tecnologia e reconhecimento de emoções humanas é um trabalho complexo, mas que possui potencial em termos de experiência do usuário e relacionamento digital com o cliente. Prova disso é um estudo da Ericsson, feito em 2019, que apontou que 60% dos usuários de assistentes virtuais acreditam que os dispositivos que entendem o humor serão predominantes nos próximos anos. Saber em qual momento o consumidor está é fundamental: ele quer realizar uma compra? Conhecer os produtos? Ou apenas ser atendido rapidamente? Diferenciar esses estágios pode ser crucial para ter um cliente a longo prazo ou não. E com a inteligência artificial emocional é possível. Por isso ela é o futuro. A inteligência artificial emocional pode impactar diretamente no atendimento oferecido (híbrido, chatbots, realidade virtual e etc.) e nas estratégias da empresa. Essas escolhas influenciam a jornada do cliente e a percepção que o mesmo terá sobre como o produto ou serviço que lhe foi ofertado. Fonte: Consumidor Moderno