Política de Privacidade – Como Ela Impacta nas Estratégias de Marketing Digital em Captação e Validação de Dados Online

A política de privacidade sempre foi uma parte essencial dos sites das empresas. Desde a consolidação da Lei Geral de Proteção de Dados, isso ganhou ainda mais importância, já que ela deixa explícito como armazena e utiliza os dados dos clientes. Quer entender melhor como esse tipo de informação impacta nas suas estratégias? Por que fazer uma política de privacidade é necessário? A política de privacidade é importante, pois leva transparência aos usuários sobre a forma como os dados são usados. Nessa espécie de documento, a empresa deve informar como obtém, utiliza, protege e armazena as informações do público. Muitas pessoas podem até não se dar conta, mas as organizações sabem alguns detalhes da vida delas. E-mails, telefones e documentos são exemplos de informações que os consumidores costumam preencher em sites e que, portanto, precisam de consentimento para que sejam utilizados. Mais do que escrever uma política com o que deve ser feito, as organizações precisam expor no seu site essas informações e também colocar em prática essas regras. Elas devem sempre estar atentas para assegurar que estão cumprindo a Lei Geral de Proteção de Dados. Como é o time de marketing e vendas que costuma usar as informações dos clientes, a política de privacidade precisa estar alinhada com essas estratégias. Uma forma de fazer isso é contar com os profissionais de marketing na elaboração do documento. Afinal, eles são capazes de dizer como os dados serão usados, para qual finalidade e como será a prática de cookies. Além disso, para tornar as regras mais acessíveis ao público, você pode ainda criar um material dinâmico, como um vídeo explicativo. Para muitos usuários, esse tipo de conteúdo pode ser mais interessante e informativo. Como já foi dito, a política de privacidade não é apenas um documento de regras, mas, sim, um registro do que é praticado na empresa. Dessa forma, é necessário analisar se todas as ações de aquisição de clientes seguem o que está escrito. Fonte: TargetData