Por que a FTC e os processos antitruste estaduais provavelmente não afetarão os negócios de publicidade do Facebook

Na quarta-feira, 9/12, a FTC acusou o Facebook de tentar “consolidar e manter seu monopólio e negar aos consumidores os benefícios da concorrência” por meio da aquisição do Instagram e do WhatsApp, e anunciou um “objetivo é reverter a conduta anticompetitiva do Facebook e restaurar a concorrência para que a inovação e a livre concorrência pode prosperar ”- potencialmente ao desfazer essas aquisições. Mas defender a violação antitruste pode ser difícil por alguns motivos – e pode não ser a solução que os anunciantes estão procurando, nem a solução mágica para os problemas de privacidade do Facebook. Apesar das implicações de desvendar as propriedades do Facebook, os compradores de anúncios não esperam nenhuma mudança significativa ou imediata com base no anúncio da FTC. Em primeiro lugar, os processos antitruste demoram muito para serem resolvidos, disse um executivo de uma agência de mídia à Campaign US. Basta olhar para os casos antitruste da Microsoft e da AT&T, que se arrastaram ao longo de vários anos. Em segundo lugar, o caso da FTC é difícil de apresentar, dado que a agência aprovou as aquisições do Facebook do Instagram e do WhatsApp. Os advogados do Facebook já apontaram essa contradição. Quanto a um caso de monopólio, é difícil provar que não existem plataformas sociais alternativas viáveis no mercado. Twitter, Snapchat, Pinterest e TikTok não são tão grandes quanto o Facebook, mas são escalados. Os usuários passaram um tempo semelhante no Instagram e no Twitter – 748 milhões de horas e 618 milhões de horas, respectivamente – em outubro, de acordo com a Nielsen. Se a FTC fosse capaz de argumentar para separar o Facebook, apesar dessas complicações, enfrentaria o desafio de abrir precedentes. Como a decisão de liberar o WhatsApp, por exemplo, pode impactar a recente aquisição da Slack por $ 28 bilhões pela Salesforce? Fonte: CmpaignLive