Projeto inédito da BP permite que pacientes façam seus próprios exames

Iniciativa intitulada Cabines Conectadas, em parceria com as empresas DOC24 e Diagnóstica, traz o conceito de autosserviço para dentro da BP, que segue investindo em inovações médicas para aprimorar a experiência do paciente cada vez mais

São Paulo, 02 de maio de 2023 – Imagine poder entrar em uma cabine completa, equipada com aparelhos que permitem aferir a pressão arterial, avaliar lesões na pele, temperatura, batimentos cardíacos, entre outros, de forma segura, ágil e imediata e com o rápido aval do médico a respeito dos resultados. Essa experiência passa a se tornar possível por meio do projeto Cabines Conectadas, idealizado pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde de excelência do país, em parceria com as empresas DOC24, destaque em saúde digital na América Latina, e a Diagnóstica, empresa responsável pela concepção da cabine – estrutura e software.

A cabine está funcionando de forma experimental para colaboradores da instituição no Hospital BP, uma das unidades da BP, desde o início de março. O objetivo é avaliar a experiência e usabilidade das cabines de telessaúde que possuem dispositivos médicos integrados, utilizando o conceito de autosserviço. O projeto também visa ampliar a capacidade diagnóstica e de intervenção dos profissionais de saúde na parte clínica, de forma remota.

Na primeira fase do projeto, que deve durar 90 dias, os exames serão feitos com cerca de 200 colaboradores. O médico de plantão irá avaliar e encaminhar o paciente à cabine para que ele mesmo faça os procedimentos indicados. Bastará apenas baixar um aplicativo no celular, acoplá-lo na cabine e seguir as instruções. A BP já oferece rede Wi-Fi para os pacientes, logo, todos terão a oportunidade de fazer a interação com a cabine com uma boa conexão.

Lilian Quintal Hoffmann, diretora executiva de Inovação e Tecnologia da BP, conta que a cabine conectada é o primeiro passo para mais uma forma de medicina na instituição. “O projeto é uma solução que chega de forma inédita no Brasil, trazida pela BP, para evoluir a experiência em saúde com maior inovação em tecnologia. Estamos investindo para entrega de saúde digital aos nossos clientes”, afirma Lilian.

Para Pablo Utrera, Co-founder e CEO da DOC24, o projeto ajuda na promoção da transformação digital no Brasil a partir das novas tecnologias, acompanhando empresas e instituições de saúde com soluções que se adaptam às novas necessidades de um mundo hiperconectado. “Estamos muito felizes em impulsionar essa iniciativa junto com a Diagnóstica para acompanhar a BP nessa aposta disruptiva que permite viver uma experiência inovadora em saúde, que marca um novo rumo em saúde e tecnologia no Brasil e na região”, esclarece.

Já Roberto Bisso, CEO e co-fundador da Diagnóstica, comenta que o projeto junto a BP e DOC24, tem como principal objetivo democratizar a saúde. “Estamos trabalhando na consolidação e melhoria contínua de nossos consultórios médicos inteligentes. Democratizas a saúde é descentralizá-la e, nesse caminho, estão os desenvolvimentos da Diagnóstica, visando ampliar as capacidades de atendimento médico, de maneira segura e eficiente”, explica.

Todo o comando do App é feito por dispositivos integrados chamado IoMT (Internet das Coisas Médicas). Com ele é possível escolher de forma intuitiva o exame a ser realizado e habilitar os aparelhos necessários para o autoexame, como termômetro, estetoscópio, dermatoscópio, pulsioximetro, otoscópio, tensiômetro, balança e sensor de altura.

No final, o médico fará a avaliação dos exames, dará encaminhamento e/ou prescrição de medicamentos em caso de necessidade, como explica Renato Vieira, diretor executivo de Desenvolvimento Médico, Técnico e Educação e Pesquisa “O paciente terá até uma hora para fazer o exame e poderá acessar os resultados por meio do próprio aplicativo, sem necessidade de impressão. O projeto também tem caráter científico, uma vez que os resultados serão úteis para avaliar a expansão da telessaúde, bem como na construção de políticas públicas que aumentem o acesso da população brasileira a um atendimento médico qualificado”, finaliza o executivo.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Reconhecida três vezes pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde de excelência que conta com 7 mil colaboradores e 4 mil médicos atuando em três endereços na cidade de São Paulo, nos bairros da Bela Vista (2 unidades) e Jardim América). O hub também faz parte de um grupo de 6 instituições de excelência brasileiras que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 3 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São elas: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

Sobre a DOC24

A DOC24 é uma empresa de saúde digital, líder na América Latina. A healthtech acompanha organizações públicas e privadas no caminho da transformação digital, desenvolvendo soluções personalizadas para cada etapa do cuidado com a saúde. Para saber mais, basta acessar http://www.doc24.com.br.

 Sobre a Diagnóstica

A Diagnóstica é uma empresa de base tecnológica, cujo objetivo é tornar mais simples e oportuno o acesso à saúde. Trabalha com o desenvolvimento de software e hardware, criando um ecossistema de soluções em saúde digital. Para mais informações, acesse: https://www.diagnostica.io/

 Atendimento à imprensa:

Daniela Garrafoni, Paulo Tonon e Letícia Matos
(11) 973-711-721
[email protected]; [email protected]