Quais as intenções de compra dos consumidores para o Natal? Descubra!

Solução de social listening da Plusoft, a plusoft Social, identificou os desejos e a intenção de compra dos consumidores para uma das maiores datas do varejo

O Natal se aproxima e, com ele, a caça pelos presentes e itens com um bom custo-benefício. Mas, quais são os critérios utilizados para realizar as compras neste final de ano? A plusoft Social, ferramenta de social listening da Plusoft, buscou as respostas nas contas públicas do Twitter.

Na análise em questão, foram capturados cerca de 115 mil tweets com assuntos relacionados a data, em um período de 1 a 10 de dezembro de 2021, e os itens mais mencionados como desejo de compra são roupas e calçados, que atingiram 49% das menções. Além dessa, outras categorias ganharam destaque, como alimentos e bebidas.

“O Natal está chegando e as marcas precisam estar atentas sobre o que as pessoas estão falando sobre elas nos canais oficiais, nas plataformas de mensagem e também nos ambientes abertos. O Social Listening é fundamental para que as empresas atuem em crises e no atendimento de seus consumidores nessa época do ano. Tão importante quanto é entender o que as pessoas estão buscando ou querendo comprar. Essa informação ajuda as marcas a se prepararem para atender e também a levantar insights sobre as vendas”, reforça Bruno Alves, vice-presidente de Marketing e Inovação da Plusoft. 

Propósitos de consumo no Natal

De acordo com o compartilhamento dos usuários por meio de tweets, foi possível identificar os principais motivos que geraram desejo ou necessidade de compra no Natal.

Em primeiro lugar, aparece o desejo de presentear amigos e familiares, sendo um dos tópicos mais comentados na rede social. Em segundo, os usuários compartilham a decisão de itens para a ceia de Natal, ganham destaque assuntos como os ingredientes para as comidas e bebidas que serão preparadas para a confraternização. E, em terceiro lugar, as roupas, acessórios e calçados que serão utilizadas na noite da festa.

Veja alguns tweets sobre o tema:

Assuntos em maior evidência no Natal 2021

Os assuntos em evidência foram divididos em dois nichos, sendo eles os critérios para realizar as compras de Natal e as categorias de maior desejo identificadas nos tweets dentro do período da análise.

Uma das maiores preocupações, que se tornaram um dos principais critérios para efetuar as compras, é o preço dos produtos, pois uma das grandes necessidades indicadas é a de economizar.

Mas, apesar da necessidade de economizar, o principal tópico de decisão entre grande parte dos usuários é o que comprar neste Natal. Roupas e calçados, alimentos e bebidas ganham destaque, e é interessante observar que são itens considerados básicos e essenciais, em grande parte das vezes.

Portanto, os itens de maior valor aquisitivo e até mesmo considerados supérfluos dão lugar para produtos necessários e que serão utilizados durante o momento de comemoração. Veja quais foram as categorias mais desejadas e mencionadas:

Análise do consumo

Dentro do período de 1 a 10 de dezembro, 193 milhões de usuários foram alcançados com os tweets relacionados ao Natal, sendo em sua maioria sobre os critérios utilizados na hora de realizar as compras e os principais itens de desejo.

Na análise, foi identificado quem dentre os 115 mil tweets capturados, 79% apenas expressaram sua intenção de compra, enquanto 14% já estavam expondo a sua decisão, mas apenas 7% realmente efetuou a compra.