Quais são os benefícios da gamificação na jornada de aprendizagem corporativa?

Quando usamos a palavra gamificação ou o termo jogos de gamificação, muitas pessoas confundem o seu real significado e a sua aplicação na jornada de aprendizagem.

Ao contrário do que se pensa, o termo não está relacionado com atividades voltadas ao entretenimento, mas sim na aplicação da mecânica e das características presentes nos jogos para tornar o ensino mais dinâmico, incentivando e engajando as pessoas durante a absorção de novos conhecimentos.

A ideia, portanto, é tornar a trajetória educacional cada vez mais fácil e acessível, trazendo esse conceito de jogos de gamificação para proporcionar uma associação mais positiva quanto ao desenvolvimento das habilidades e a busca por conhecimento.

O que é gamificação?

Essa metodologia, também conhecida pela palavra inglesa gamification, tem o intuito de despertar mais interesse no público e permitir a mensuração dos resultados de tudo o que é implementado.

A gamificação tem ganhado espaço dentro das instituições de ensino e empresas que desejam fortalecer a jornada de aprendizagem, tornar os treinamentos mais eficientes e fidelizar os alunos e colaboradores.

Os jogos de gamificação são aplicados de acordo com um propósito e seguem uma lógica que visa facilitar o entendimento e os processos de aprendizagem de uma forma mais didática.

Os exemplos abaixo são elementos comuns encontrados em um sistema de gamificação, de acordo com as preferências de cada público-alvo e os objetivos das instituições que as aplicam:

  • Ranking;
  • Sistema de recompensas e pontos;
  • Atingimento de metas (ou fases);
  • Resolução de problemas;
  • E cooperação.

É claro que essa é uma estratégia para engajar a audiência e não exclui a aplicação dos outros métodos que já são utilizados para promover o aprendizado, seja ele corporativo ou não.

Por que os jogos de gamificação são atrativos?

Muitos elementos e recursos utilizados em jogos são aplicados na gamificação quando voltada para aprendizagem. Confira alguns deles:

  • Storytelling – estrutura utiliza para desenvolver histórias com o intuito de educar, gerar interesse e chamar a atenção dos usuários para o conteúdo que deve ser estudado;
  • Recompensa– dentro da gamificação as recompensas podem ser trabalhadas de diferentes formas: pontuação, feedback positivo, moedas virtuais, troféus e muitos outros;
  • Desafios – ao mudar o grau de dificuldade das atividades e testar o conhecimento até então obtido pelo usuário, gera mais interesse e dá mais visibilidade para a evolução das habilidades;
  • Ranking – de acordo com as tarefas entregues, os conteúdos estudados e as etapas concluídas, é possível ver o ranking dos usuários e quem se destaca mais, gerando mais interesse em atingir uma posição maior.

Principais benefícios da gamificação

Aplicados em diversos segmentos, para diferentes objetivos, os jogos de gamificação estão ganhando notoriedade e garantem muitos benefícios para as empresas e instituições que aderem à essa metodologia.

De acordo com a Pesquisa Game Brasil, 83% dos colaboradores se sentem mais engajados e motivados quando há algum elemento de jogos em seus treinamentos, e 89% disseram que produzem mais quando o trabalho está gamificado.

Entenda como a gamificação pode trazer muitas vantagens:

Eleva a motivação

Os jogos de gamificação inseridos no dia a dia e na rotina corporativa trazem mais conexão entre colaborador, empresa e tarefa a ser efetuada, diminuindo o viés burocrático da execução da atividade, tornando-a mais prazerosa.

Otimiza processos

Para a área de treinamento e desenvolvimento, utilizar os recursos disponíveis na gamificação otimiza processos e eleva os níveis de engajamento dos colaboradores.

Além de gerar mais interesse, a plataforma que implementa a gamificação na empresa garante a entrega de relatórios de desempenho, cruza resultados e promove uma avaliação mais assertiva do desenvolvimento dos colaboradores e levanta os pontos que exigem melhoria.

Fortalece a cultura organizacional 

A gamificação promove autonomia para os colaboradores, permite a troca de experiências e garante uma participação mais ativa, trazendo melhoria contínua nas habilidades e na função exercida, o que faz com que as pessoas se interessem mais pela cultura organizacional e o que é feito dentro da empresa.

Auxilia também na contribuição do atingimento dos objetivos de negócio, na busca por novas metodologias e ainda mais conhecimento para aprimorar a entrega não só para o cliente interno, mas o cliente final.

Coleta dados estratégicos para o negócio

Com a opção de gerar relatórios do progresso e desempenho dos usuários, é possível utilizar esses dados para entender pontos de melhoria, as áreas que merecem uma atenção maior e propor o aprofundamento de novas tendências e metodologias que estão surgindo no mercado.

A ideia é manter a equipe preparada para todas as mudanças e principalmente para atender as demandas de forma eficiente e precisa, garantindo o crescimento dos resultados.