R/GA amplia atuação do programa Make/Change

Com a promoção de Fabiano Coura à presidente das Américas no final de 2021, Marcio Oliveira centraliza o comando da R/GA São Paulo a partir deste ano. Uma das primeiras iniciativas da atual gestão está voltada ao fortalecimento das políticas de diversidade, equidade e inclusão da empresa.

Por isso, o projeto Make/Change – programa de inclusão e desenvolvimento que faz parte da iniciativa global da empresa, criado em 2021 – recebe uma atualização importante. A chegada de Paulo Oliveira, para o cargo de Talent Experience Specialist. Além da matriz em Nova York, o escritório de São Paulo se torna o primeiro a ter um profissional exclusivo para a área.

Para a empresa, um dos desafios deste ano está justamente na captação de talentos, já que o mercado está aquecido e o segmento de comunicação disputa a atenção de profissionais com fintechs, startups e organizações de outros setores. Márcio Oliveira comenta que, mesmo otimista em relação às mudanças vivenciadas pelo mercado, ter uma equipe composta por profissionais seguros e confortáveis para trabalhar é extremamente importante. “Não vamos a lugar nenhum se não tivermos um pool de talentos diversos dentro de casa. Ao olhar para business e pessoas, é um cenário desafiador para o nosso lado”, afirma.

 

Neste sentido, a missão de Paulo é garantir que os colaboradores tenham uma experiência positiva e segura, do recrutamento ao dia a dia na R/GA. “Uma cadeira de diversidade na agência acaba sendo duplamente estratégica. Para o negócio e para os talentos”, afirma. Ex-coordenador de talentos, diversidade e inclusão do Me Poupe!, o profissional teve passagens como freelancer na Ogilvy e no Publicis Groupe, além de ter atuado como headhunter e consultor da EmpregueAfro.

Paulo responderá diretamente a Gabriela Kuhl, diretora de RH da agência, que entende que o processo de seleção é a porta de entrada para estabelecer uma combinação de talentos mais diversa e potente na empresa. “Esta iniciativa foi pensada no ano passado, e estruturada a partir de uma necessidade dentro da R/GA global, trabalhando nas frentes de equidade e inclusão. Cada escritório tem a responsabilidade de trazer sua própria cultura para o projeto”, explica.

O projeto Make/Change envolve a agência inteira, não apenas a liderança e o departamento de RH: o programa se inicia com o time de recrutadores que realizam a divulgação da vaga quando surge a oportunidade e, em alguns casos, direcionam para posições de diversidade. Além disso, a agência conta com parceiros que a ajuda com essa busca. “Nosso maior asset são as pessoas, não temos uma linha de montagem de máquina, temos gente desenvolvendo um trabalho para outras pessoas”, comenta Marcio.

O escritório tem promovido palestras sobre diversidade e conta com um calendário que se estende pelo ano inteiro. Especificamente na R/GA São Paulo, alguns grupos de afinidade são desenvolvidos para que a troca entre os colaboradores sejam mais intensas: Grupo de Negros, Grupo LGBTQIA+ e Woman Up. Fonte: Meio & Mensagem