Sua empresa está pronta para implementar a gamificação?

Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas nesses últimos anos é manter o engajamento dos colaboradores mais elevado.  E uma boa estratégia para alcançar esse objetivo é investir na gamificação de aprendizagem e comunicação.

O intuito de implementar a gamificação é elevar a motivação das pessoas, incentivando a busca por desenvolvimento de soft e hard skills e novas maneiras de conduzir as tarefas do dia a dia corporativo.

Essa tarefa deve ser estudada e planejada pelos profissionais que estão responsáveis pela educação corporativa dentro do negócio. Seja de modo on-line ou presencial, trazer esse estímulo e promover uma competição saudável entre os profissionais pode ser benéfico para a saúde da empresa.

Para atingir o sucesso com essa estratégia, é necessário descobrir se a sua empresa está realmente pronta para gamificar os processos e mudar a abordagem no desenvolvimento dos profissionais. Por isso, separamos dicas importantes. Confira!

O que muda ao implementar a gamificação?

A ideia é trazer para a didática do jogo as situações vividas no dia a dia empresarial, como rankings, premiações e pontuações (que podem variar entre o formato digital e físico) dentro de uma plataforma de ensino.

Outros elementos utilizados nos jogos também podem ser acrescentados à dinâmica, conforme as necessidades identificadas. O feedback instantâneo, a colaboração e o atingimento de objetivos para “passar de fase” também são bastante comuns.

Isso tudo torna o processo mais lúdico e proporciona sentimentos como autorrealização, motivação e sensação de pertencimento a cada conquista. O processo de aprendizagem se torna mais fluido, ágil e simples.

Como saber que sua empresa está pronta para implementar a gamificação?

Elaborar um planejamento, ajustar o orçamento e escolher a ferramenta certa para iniciar essa nova fase são tópicos importantes que devem ser levados em consideração na hora de descobrir se a sua empresa está pronta para implementar a gamificação.

Outro ponto importante é a receptividade e o preparo dos colaboradores quanto às práticas que serão executadas. Por isso, a equipe de Treinamento e Desenvolvimento deve levar essa conversa de forma aberta e preparar os profissionais para essa nova fase.

Além desse preparo, listamos pontos que mostram que a sua empresa está pronta para implementar a gamificação:

Acompanha indicadores e métricas

Os gestores e superiores possuem métricas e ferramentas que auxiliam a medir e acompanhar os indicadores dos profissionais de forma coletiva e individual? Se essa é uma prática recorrente e enraizada em seu negócio, esse é um ótimo sinal.

A gamificação intensifica a análise das métricas e o atingimento das metas estabelecidas. Afinal, é uma extensão da educação corporativa e os conteúdos são pautados nos pontos de melhoria identificados ao longo do processo de aprendizagem.

Comprometimento dos profissionais

Se os colaboradores possuem comprometimento com seu próprio desenvolvimento e estão engajados com os objetivos da empresa, esse é um excelente sinal de que é possível dar o próximo passo para incentivá-los ainda mais.

Os jogos de gamificação promovem a resolução de questões, desafios, missões e atingimento de objetivos, o que eleva o engajamento do time. As regras devem ser claras, a estratégia aplicada deve ser entendida por todos e aderentes à cultura da empresa, garantindo familiaridade.

Os gestores são peças fundamentais nessa implementação, pois são eles que vão monitorar os resultados, incentivar a participação e adequar as regras da gamificação de acordo com as necessidades identificadas em cada pessoa do time.

Utiliza uma boa ferramenta de educação corporativa

Aplicar a educação corporativa com qualidade e efetividade requer o auxílio de uma boa ferramenta, que possua um amplo catálogo de cursos com diferentes temas, abordagens e formatos, além de oferecer a entrega relatórios com dados educacionais.

Fica muito mais fácil implementar a gamificação quando os colabores já estão acostumados com esse método, e muitas plataformas no mercado já possuem o recurso de gamificação disponível, permitindo personalizá-lo de acordo com as necessidades da sua empresa.

Uma ferramenta muito utilizada no mundo corporativo é a LXP (Plataforma de Experiência de Aprendizagem), que entrega uma experiência completa para o usuário, indicando trilhas de conteúdo de acordo com os assuntos de interesse e as necessidades.

A plataforma garante um desenvolvimento efetivo de habilidades e aptidões que são utilizadas nos âmbitos profissional e pessoal, elevam os resultados e o engajamento do time, além de possuir ótimos recursos de gamificação. Que tal conhecê-la melhor?

Temos um conteúdo completo sobre os benefícios dessa plataforma e quais pontos devem ser considerados ao contratar uma LXP. Acesse por meio deste link e confira!