Tenha um chatbot com inteligência artificial como aliado do seu negócio!

Desde março de 2020, as organizações tiveram que adaptar suas rotinas às exigências determinadas pelos órgãos internacionais de saúde e pelos novos hábitos dos consumidores. Nesse contexto, as novas tecnologias tiveram um impacto determinante a esse processo de mudanças, que perduram até hoje.

Se há quase 15 anos, quando a plusoft AI foi fundada, a inteligência artificial já era considerada um ativo estratégico para os negócios, por conta dos ganhos de produtividade e rentabilidade que a tecnologia proporciona, os Assistentes Virtuais Inteligentes hoje são imprescindíveis para a transformação digital dos negócios que querem se destacar perante a concorrência.

Este artigo te dará dicas de como fazer do chatbot com inteligência artifical seu aliado de negócio, explicitando a respeito das suas vantagens e a importância da atenção às mudanças sempre constantes no universo tecnológico, inclusive em um momento tão complexo como o que estamos vivenciando. Continue com a gente para conferir.

Entendendo os chatbots com inteligência artifical(AI)

Os chatbots são softwares que respondem a comandos de voz ou de texto e podem exercer várias funções, facilitando o dia a dia das pessoas e das organizações. No início, eles eram encontrados apenas nos smartphones, mas agora estão mais complexos e bem elaborados, estando disponíveis em sites, aplicativos e dentro de apps de mensageria.

Funcionamento

Alguns chatbots são baseados em Inteligência Artificial, desenvolvidos para executarem tarefas aplicando uma linha de pensamento semelhante ao raciocínio humano.

Essa comunicação ocorre por meio de comandos de voz ou de texto e os assistentes interagem com outras tecnologias para executar tarefas como acender ou apagar luzes, fazer ligações e tocar música, entre outras ações.

Com o uso da tecnologia de aprendizado de máquina (machine learning), é possível que os assistentes aprendam de forma progressiva, aperfeiçoando suas respostas de acordo com o aumento de interações.

No contexto empresarial, essas ferramentas de diálogos conversacionais proporcionam um atendimento mais personalizado aos clientes, além de aumentar a produtividade no trabalho.

Vantagens da utilização de chatbots nas organizações

Já mencionamos o conceito de bots inteligentes e toda a facilidade que eles promovem no cotidiano das pessoas. O que muita gente não sabe é que eles também provocam impactos positivos nas empresas.

Abaixo, citaremos algumas vantagens dessa tecnologia no contexto organizacional:

Ampliação do horário de atendimento

Os chatbots são uma excelente ferramenta do universo tecnológico e trazem muitos benefícios para as organizações. Eles servem como um canal de comunicação entre o cliente e a empresa, respondendo de forma automática perguntas e dúvidas mais comuns dos clientes e diminuindo o tempo gasto nos atendimentos.

Com o uso de um chabot, é possível ampliar o horário de atendimento, uma vez que não se trata de um ser humano respondendo às perguntas enviadas pelos clientes. O que é muito benéfico para a sua empresa, que estará sempre disposta a atender o público, independente do dia ou horário.

Possibilidade de personalização no atendimento de acordo com o perfil do cliente

O chatbot pode ser configurado para personalizar as páginas de um site, levando em consideração os padrões de comportamento do cliente, exibindo para ele produtos ou serviços que mais o interessam, com base no histórico de atendimentos anteriores.

Essas ferramentas são acessíveis em diversas plataformas, o que amplia as possibilidades de as interações serem mais bem-sucedidas, independente do dispositivo que está sendo utilizado, como computadores, smartphones, tablets, entre outros.

Quando a empresa adota a inteligência artificial com o intuito de personalizar o atendimento, a relação entre a sua marca e seu público se torna mais humanizada, ainda que intermediada por uma inteligência artificial. Além disso, a organização estará mostrando que se importa com o cliente, desejando oferecer o melhor atendimento.

Redução de custos

Os processos de automação possibilitados pelo uso dos assistentes virtuais criam um impacto positivo nos custos das organizações, uma vez que os chatbots conseguem atender a uma série de solicitações de uma só vez.

Além da economia financeira no que se refere a contratação de pessoal, existe também a economia de tempo, uma vez que esses processos são concluídos mais rápidos. Dessa forma, a inteligência artificial se torna fundamental ao alcance das metas e manutenção da saúde financeira de uma empresa.

Organização

Organização é uma prática essencial tanto na nossa vida pessoal, quanto no cotidiano das empresas. Nesse sentido, as assistentes virtuais cumprem um papel essencial nesse processo, efetuando o gerenciamento de e-mails e compromissos do dia.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a gestão do tempo por meio de ações de automação proporcionadas por um chatbot pode ser um grande diferencial que impactará diretamente nos resultados financeiros da sua empresa.

Presença dos chatbots na realidade das empresas

Trazendo o chatbot para o contexto atual, em que sua equipe está trabalhando de casa, dependendo, necessariamente desses aparatos tecnológicos, podemos afirmar que este é um modelo que possivelmente vai prevalecer depois da pandemia. Abaixo, alguns pontos que influenciarão na realidade prática das empresas.

Automação

A automatização pode facilitar o trabalho da sua equipe e otimizar os processos da sua empresa. Filtro de mensagens, de atendimento, conectividade entre sistemas, integração de canais, diálogos inteligentes e rápidos são algumas das tarefas que podem ser automatizadas.

Multitarefas

Os chatbots de hoje já tiveram seu processamento de linguagem natural (PNL) aprimorado, e são, além de intuitivos, úteis até em questões complexas, como análise de crédito e renegociação de dívidas, além de funcionarem 24 horas por dia, 7 dias da semana. No contexto de consumidores mais conectados, ter um negócio disponível faz toda a diferença.

Fim das filas de espera

Um dos principais gargalos das empresas no que diz respeito ao atendimento ao cliente são as longas filas de espera, medidos por uma métrica chamada tempo médio de espera (TME). Se o cliente precisa ficar vários minutos até ser atendido, é normal que abra mão do contato – e talvez até de consumir os produtos da sua empresa.

Com o apoio de um chatbot, é possível resolver a quantidade de atendimentos simultâneos com facilidade e eficiência. É como se o chatbot fosse onipresente, atendendo e ouvindo todo mundo ao mesmo tempo e dedicando a mesma atenção a todos os consumidores.

Neste contexto de formatos de trabalho híbridos e remotos, a praticidade de ter o chatbot integrado ao CRM é de enorme valia, mais ainda se estiver na nuvem. Toda a equipe estará 100% conectada, onde quer que esteja.

Ferramenta de apoio para a transformação digital

As empresas, gestores e profissionais devem estar atentos às mudanças e preparados para as necessidades de adaptação, pois o universo da tecnologia está sempre em mutação e atualização. Então, informar-se a respeito disso é essencial.

Apesar de a tecnologia ser uma grande facilitadora dos processos organizacional, é preciso, antes de tudo, entender seus mecanismos, a fim de exploram o máximo todas as suas possibilidades e, sobretudo saber aonde se quer chegar com ela. Os usos das tecnologias devem estar alinhados aos objetivos estratégicos das empresas.

Assim, atualizando-se constantemente, se inteirando das novas estratégias que os aparatos tecnológicos possibilitam, serão expressivas as chances de alcançar o sucesso da sua empresa e da consolidação da sua imagem.

O uso dos chatbots é cada vez mais essencial para a sobrevivência das empresas. Tanto internamente, na facilitação e automatização de processos, quanto externamente, na satisfação dos clientes, que terão seu atendimento melhorado pelo uso dos assistentes virtuais.