Veja como impulsionar o employee experience em sua empresa

O mercado de educação digital corporativa está em constante crescimento e vem mudando o conceito de educação a distância. Entenda como uma edtech pode auxiliar na capacitação e comunicação com a equipe.    O isolamento social trouxe uma nova perspectiva para diversos setores e o da educação foi um deles. Com a migração de parte da força de trabalho para o formato home office e a busca pela implementação da tecnologia nos processos de aprendizagem, capacitação e treinamento, o mercado se viu em um grande desafio: a adaptação ao ensino a distância.

Por conta desse cenário, diversas empresas estão buscando novas formas de engajar e capacitar seus colaboradores, parceiros e clientes e ferramentas como a plusoft EdTech.

Apresentam-se como uma solução completa para essa nova fase. Continue lendo o conteúdo e descubra mais sobre esse mercado e sobre os serviços oferecidos pelo nosso produto de educação corporativa! 

Funcionalidades da plusoft EdTech

plusoft EdTech é uma plataforma completa que une tecnologia, inovação e criatividade para transformar a experiência de ensino a distância. Em um ambiente virtual com conceito de microaprendizagem, a solução permite que o usuário faça a sua jornada de acordo com seu tempo e disponibilidade. 

Além de contar com mais de 150 cursos no catálogo e recursos de gamificação e social learning, a plataforma reúne uma ferramenta de autoria para que as empresas possam produzir cursos que atendam a necessidades específicas de seus negócios. 

A plusoft EdTech também é uma das poucas do ramo a oferecer aos clientes um ambiente de aprendizagem baseado no conceito de Learning Experience Platform (LXP), que aumenta o engajamento dos usuários e a qualidade dos conteúdos absorvidos. 

Um dos grandes benefícios da solução é seu ambiente virtual que proporciona educação corporativa de qualidade, com assuntos pertinentes e atuais para o mercado de trabalho, que desenvolvem as competênciasprofissionais para enfrentar diversos desafios e propostas.

E os gestores podem fazer o acompanhamento do crescimento dos usuários por meio de um construtor de relatórios e dashboards customizados para análise de dados educacionais.  

Didática, intuitiva e eficiente, a plusoft EdTech garante aprendizagem contínua, desenvolvendo habilidades profissionais e pessoais para que o colaborador esteja cada vez mais preparado para os novos desafios. 

Por que ficar de olho nas EdTechs?  

Esse é um mercado que está em grande destaque, e segundo pesquisa realizada pelo Distrito, em 2020 foram registradas 559 EdTechs brasileiras, sendo 68,2% localizadas no Sudeste do País, comprometidas em levar a inovação para o setor da educação, alinhando tecnologia e ferramentas para garantir uma nova experiência para os usuários.  

Sendo assim, as EdTechs são responsáveis por movimentar um mercado que estava, até então, estagnado e, por meio de inovação nas metodologias e técnicas, entregam diferenciais competitivos e de alto valor não para o setor da educação como para o mercado como um todo.  

Encontram grandes oportunidades de fazer a diferença ao levar com praticidade e facilidade o acesso à educação usando recursos disponíveis e de fácil acesso, como é o caso da internet.  

Uma startup pode atingir alta escalabilidade, crescendo e atingindo um resultado cada vez maior e mais satisfatório. No caso das EdTechs, apresentam para o mercado soluções intuitivas, didáticas e fáceis e conquistam um grande retorno, com a adesão de diversas empresas aos seus serviços. 

Vertentes das EdTechs no mercado brasileiro 

Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), as EdTechs já são o maior segmento de startups do Brasil, com uma fatia de 17,3% do mercado. E cada uma delas foca em um ponto diferente do setor, identificando lacunas e trabalhando os pontos que possuem alguma deficiência para promover um ensino de qualidade a todos.  

As categorias que mais possuem destaque e estão em um crescimento contínuo, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Distrito, em 2020, são as de “Ensino Específico” e “Novas formas de ensino”, seguidas pelas “Plataformas para Educação” e “Ferramentas para Instituições”.  

Dentre cada uma dessas categorias são trabalhados assuntos que pretendem suprir uma certa necessidade do mercado, apresentando soluções que trazem uma nova perspectiva e ampliam o alcance das EdTechs para mais setores e públicos. 

Ainda segundo a pesquisa do Distrito, 40% das startups pesquisadas oferecem serviços B2C, com plataformas de autoaprendizado que oferecem autonomia para o usuário estruturar a própria trilha de estudos no tempo disponível e com os formatos que mais se identifica e possui facilidade para absorver os conteúdos.  

Outro tópico que ganhou grande destaque na pesquisa é a adoção das startups no modelo de ensino continuado, que não foca em apenas um público específico, mas monta trilhas para diferentes idades e perfis, garantindo que todos possam aproveitar a versatilidade da experiência. 

LMS x LXP 

Algo que é visto em grande parte das startups EdTechs são os ambientes de aprendizagem LMS e LXP, que acompanham o usuário e proporcionam experiências diferentes das tradicionais.  

A LMS, que traduzida significa “Sistema de Gestão de Aprendizagem”, reúne diversos cursos on-line em uma única plataforma, proporcionando uma experiência contínua e fluída para o usuário, criando e administrando esses materiais. 

Já quando falamos de LXP, que significa “Plataforma de Experiência de Aprendizagem”, utiliza o algoritmo para aprimorar o serviço da LMS, indicando conteúdos e trilhas de aprendizagem de acordo com o que já é visto e estudado pelo aluno.  

Proporcionando assim, uma experiência única e personalizada, de acordo com os interesses e disponibilidade do usuário. Uma técnica utilizada na plusoft EdTech, para transformar a aprendizagem e torná-la mais satisfatória.  

Desenvolvida por meio de aplicativos que aceitam integração externa, possibilita que gestores, coordenadores e especialistas incluam recomendações e conteúdos, mantendo a plataforma atualizada. 

Inovações e tendências do mercado 

O mercado das EdTechs é muito promissor e está em constante crescimento e evolução, por isso, novas ferramentas, técnicas e metodologias despontam de acordo com cada vertente e seus objetivos. Que tal conhecê-las? 

Educação corporativa  

educação corporativa está em disparada, pois com a facilidade que as startups têm levado para o dia a dia de pessoas que possuem uma rotina cheia e nem sempre possuem um grande período de tempo para se dedicar a uma tarefa, viram nas inovações o momento para se capacitar. 

Isso porque as EdTechs fornecem novos formatos de materiais, com plataformas intuitivas e conteúdo com diferentes durações, para caber na rotina de cada um dos usuários interessados em aprimorar seus conhecimentos e buscar novas habilidades profissionais. 

Aperfeiçoamento da LXP 

A plusoft EdTech já trabalha com a experiência interativa e personalizada do usuário através da LXP, mas ainda há muito o que aperfeiçoar e evoluir nesta categoria, principalmente com a programação do algoritmo, para que dê cada vez mais autonomia para os alunos escolherem a trilha de aprendizagem de acordo com seus interesses. 

Trabalhando em conjunto com a inteligência artificial e o machine learning, a LXP possui um sistema de recomendação que indica conteúdos e materiais que complementam a aprendizagem do usuário com base no uso e na experiência dentro da plataforma. 

É um algoritmo inteligente que indica assuntos relevantes relacionados aos que já são vistos, aprimorando a jornada do profissional. 

Tecnologia presente nos processos do RH 

Algo que também já está sendo implementado e ganhando cada vez mais notoriedade entre as empresas, é o auxílio da tecnologia para os treinamentos desenvolvidos internamente pelo RH.  

Com o intuito de automatizar e tornar o entendimento sobre a cultura da empresa e os processos internos cada vez mais simples, práticos e autodidata, buscando dar ao funcionário um material completo, com todas as informações necessárias para ingressar um novo colaborador ou manter todos atualizados das novas práticas. 

Redes sociais exclusivas 

Construir, em uma plataforma de ensino, uma rede social exclusiva que permite a troca de informações, experiências e compartilhamento de conteúdos adicionais faz toda a diferença no engajamento do usuário e absorção dos temas tratados nos cursos.  

Essa é uma estratégia que já é muito utilizada, inclusive pela plusoft EdTech, com o objetivo de fornecer canais que tornem a comunicação com instrutores, gerentes e gestores mais direta e prática.  

Essas são algumas das tendências que têm aparecido no mercado, trazendo novos insights e prometendo melhorar ainda mais a relação entre as pessoas e a educação, tornando-se algo mais leve, fluído e prático, eliminando grande parte das burocracias e dos processos tradicionais que permeiam pelo setor.  

A plusoft EdTech quer trazer para a educação corporativa uma visão de facilidade e praticidade, com novos métodos e incentivar mais o interesse dos colaboradores.