Veja os benefícios da automação de serviços no RH

São muitos os processos que a área de Recursos Humanos de uma empresa realiza, sejam eles para o público interno ou externo.

Dividida na maior parte das companhias em RH e DP, a área concentra um acúmulo de tarefas para gerenciar tanto as funções externas, como processos seletivos, quanto os processos internos, como gestão de benefícios, inclusão de dependentes, onboarding, entre outros.

Para os gestores, ainda há a preocupação com a gestão de toda a equipe, mantendo a motivação e o engajamento dos colaboradores que realizam todas essas tarefas.

Mas como os processos da área de RH podem ser mais eficientes, ágeis e melhorar ainda mais os resultados obtidos pela empresa? É sobre isso que nós vamos falar neste conteúdo. Acompanhe e boa leitura!

A presença da tecnologia no setor 

Produtividade e agilidade são palavras muito presentes na vida dos profissionais da área de RH, que são responsáveis por recrutar profissionais de todas as áreas da empresa, propor atividades para elevar o engajamento dos colaboradores e garantir um ingresso tranquilo para os novos talentos da organização.

Otimizar o tempo e encontrar maneiras de tornar o dia a dia mais prático e eficiente é um tópico cada vez mais observado e constatado pelos gestores de RH, que sentem a necessidade de buscar inovação nos métodos utilizados para realizar as demandas.

A ideia, ao trazer a tecnologia como uma aliada, é tornar o RH uma área cada vez mais estratégica e assertiva, com processos automatizados e eficientes, e principalmente, que nenhuma demanda seja esquecida ou deixada para trás.

Com o desenvolvimento de ferramentas digitais que simplificam os processos da área de RH e expandem as possibilidades, chegou o momento de pensar na automação e na melhor forma de implementá-la.

Processos da área de RH que podem ser automatizados

Segundo um estudo realizado pela Deloitte em 2021, 56% dos líderes de RH sentiram a necessidade e estão redesenhando os processos para fazer uso das ferramentas digitais disponíveis para o setor.

Deixar o passado para trás e focar nas novas metodologias abre inúmeras oportunidades de crescimento não só para a área, mas para a empresa como um todo.

Dentre as rotinas e processos que podem ser automatizados por meio de sistemas e plataformas, podemos citar: gestão de benefícios, entrega de holerites, controle de ponto e comunicação interna, entre outros.

Tudo isso pode se tornar menos burocrático e manual e mais acessível e fluido. Essas demandas são as que mais levam tempo para serem executadas e ocupam grande parte da equipe para sua resolução, fazendo com que a performance seja mais baixa. Podemos destacar ainda:

Admissão e onboarding digital

Com o modelo de trabalho híbrido ou 100% digital, esse é um processo da área de RH que já não exige presença física para ser realizado.

Todos os trâmites de assinatura de documentos e aquisição de benefícios podem ser feitos de maneira virtual. E o novo colaborador recebe os materiais de trabalho no conforto da sua casa, sem precisar se locomover até a empresa.

Para que a experiência do colaborador fique ainda mais completa, o onboarding, apresentação da equipe e treinamento para a função podem acontecer por videoconferência.

Monitoramento da performance da equipe

Por meio de uma plataforma eficiente, é possível acompanhar os indicadores de performance (KPIs) não só das equipes do RH, mas de toda a empresa.

São gerados relatórios e dashboards que mostram de forma visual as métricas e auxiliam os gestores no controle de suas equipes e dos índices de absenteísmo, horas-extras e atestados.

Triagem de currículos

É muito difícil ver pessoas entregando currículos impressos nas portas das empresas, não é mesmo?

E, por que não utilizar uma inteligência artificial atrelada a uma ferramenta para triar os currículos que melhor se encaixam nas vagas disponíveis? Fazer isso torna o processo mais ágil e prático, além de economizar o tempo dos recrutadores.

O intuito é que os profissionais já recebam uma lista pronta dos candidatos que se enquadram às especificações das vagas e o processo se torna ainda mais eficaz e preciso.

Quais são os benefícios da automação dos processos da área de RH?

Um dos principais benefícios é a transformação digital que o setor de RH como um todo está passando e os bons frutos que estão colhendo com essa mudança, garantindo maior competitividade no mercado e preparando os profissionais para novos desafios.

Ainda trazendo dados sobre o estudo da Deloitte, 80% dos líderes da área consideram o RH Digital importante ou muito importante para a evolução do setor. Ou seja, a digitalização tem se tornado um fato básico.

Ter uma área de recursos humanos moderna, automatizada e ágil para lidar com as demandas e as múltiplas responsabilidades a que são atribuídas traz muitas vantagens, como:

  • Aumento na produtividade e engajamento do time;
  • Melhora na comunicação;
  • Agilidade e praticidade na execução das tarefas;
  • Eficiência e precisão na entrega;
  • Otimização de tempo;
  • Foco na parte estratégica e melhor análise de dados;
  • Redução de custos e menos chances de erros.

É claro que para atingir todos esses e outros benefícios, é preciso contar com uma ferramenta eficiente, que auxilia na administração da rotina dos processos da área de RH, proteja os dados da empresa, dos colaboradores e clientes.

Por isso, é importante investir em tecnologias que aprimorem ainda mais a entrega, aumentem a performance da equipe e garantam um bom posicionamento para a empresa no mercado.