Vivemos a era do e-commerce? As gerações mais velhas discordam

Com todas as mudanças provocadas pela pandemia, é muito comum ver as pessoas comprarem online. E não à toa, o e-commerce segue em alta, mês a mês com mais faturamento e crescimento, novas lojas e novos usuários. Afinal, até mesmo quem nunca havia feito uma compra online, em 2020 o fez e pretende continuar fazendo ao longo dos próximos anos. Mas a grande questão é: será que a jornada de compra é de fato digital ou as lojas físicas ainda são preferidas?

Ao que tudo indica, cada vez mais a jornada de compra será phygital — híbrida entre o digital e o físico — e isso fica cada vez mais evidente nos estudos da área. No entanto, ainda que uma parte da compra seja faturada no e-commerce, na maior parte das vezes, o consumo ainda é predominante físico, sobretudo para as gerações mais velhas, acima dos quarenta anos. De acordo com levantamento das professoras e economistas Lodonha Coimbra Soares e Adriana Speggiorin, da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o Sindilojas RS, 88,3% desses consumidores preferem comprar na loja física para aproveitar melhor a visualização do produto.

Vale destacar que, entre essas pessoas, os outros principais motivos para a compra física são credibilidade (62%) e prazo de entrega (16,5%). A amostragem foi feita com base em uma pesquisa virtual, que conta com 71% de pessoas com mais de 40 anos.

“Precisamos desafiar nossos conceitos pré-estabelecidos e acolher a nova realidade de que quem está consumindo pela internet são os jovens. A amostra demonstra a importância da capacidade de compra das pessoas acima dos 50 anos e também revela que os jovens gostam sim de consumir em loja física para ter o contato com o produto”, destaca Lizete Zamboni, coordenadora do Departamento de Pesquisa da Sindilojas RS. Fonte: Consumidor Moderno