ComoaInternetdasCoisaspodecontribuircomomarketingdigital?

 

De acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o País extrapolou a marca de um smartphone por habitante e conta com 220 milhões dos chamados celulares inteligentes ativos, afirma Ricardo Inforzato, diretor de Planejamento e Estratégia da agência de Marketing Pílula Criativa. Estamos cada vez mais conectados, e os telefones móveis têm sido o meio mais utilizado para isso. De acordo com a PNAD Contínua TIC 2017, pesquisa domiciliar realizada pelo IBGE, o percentual de domicílios que utilizavam a internet subiu de 69,3% em 2016 para 74,9% em 2017. No período, a proporção de casas com telefone fixo caiu de 33,6% para 31,5%, enquanto a presença do celular aumentou de 92,6% para 93,2% nas habitações. E não são apenas os celulares que estão conectados. A chamada Internet das Coisas (IoT), que podemos definir como a conexão digital de objetos do dia a dia com a Internet, tornando esses objetos “inteligentes”, tem se destacado nesse planeta cada vez mais interligado. De acordo com a consultoria Gartner, o mundo estará conectado a 25 bilhões de dispositivos até 2021. Sua geladeira, suas roupas e os produtos que você compra no supermercado vão fazer – ou já fazem – parte dessa conexão. No dia 26 de junho, aliás, o governo brasileiro publicou um decreto que instituiu o Plano Nacional de Internet das Coisas, com o objetivo de fortalecer a tecnologia no país. Partindo do princípio que uma conexão pode gerar dados, a IoT deverá ser uma grande oportunidade para as marcas e novos negócios. Afinal, trata-se de uma grande massa de informações sobre o consumidor que pode transformar a estratégia do negócio e até de um segmento de mercado inteiro. A boa notícia é que se existe alguém com capacidade para analisar essa enxurrada de dados, extrair tendências, traçar novos perfis de clientes, identificar preferências do consumidor e elaborar novas estratégias para atender as demandas do público, esse alguém é o profissional de marketing digital. Outra aplicação está relacionada à experiência do cliente. Um estudo da Gartner, que listou as dez principais tendências de IoT para 2023, apontou que o número crescente de interações ocorrendo entre os dispositivos obrigará as empresas a repensarem a experiência dos usuários para quem tem o objetivo de criar vivências positivas com produtos e serviços. O levantamento também identificou a Inteligência Artificial aplicada à IoT como tendência para a transformação dessa grande massa de dados. Fonte: Tramp


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