Estudo: fraudes no e-commerce cresceram 53% em 2020
O ano de 2020 foi atípico e desafiador para o mercado. As medidas de restrição, impostas para impedir o avanço da pandemia da Covid-19, forçaram os negócios a se adaptarem. Parte desse processo se deu com a adoção do e-commerce para conseguir acesso aos consumidores, isolados em suas casas. Mas mesmo esses ambientes digitais apresentam perigos. De acordo com relatório publicado pela consultoria especializada em proteção de fraudes digitais ClearSale, o número de pedidos realizados em e-commerces cresceu 73,84% em comparação com 2019. Entretanto, o crescimento da quantidade de consumidores também veio acompanhado pela maior ação de fraudadores. No mesmo período, a quantidade de tentativas de fraudes no e-commerce aumentou 53,61%. Os celulares foram os principais alvos dos consumidores, seguidos por veículos automotores e alimentos. De acordo com o diretor de Marketing e Soluções da ClearSale, Omar Jarouche, o principal motivo para a escolha desses produtos é a facilidade que eles possuem em serem revendidos. “O fraudador profissional não quer ficar com o produto, mas sim transformá-lo em dinheiro. Logo, tudo que é mais fácil de ser vendido será visado por esses criminosos.” Fonte: Consumidor Moderno