O Hall of Fame da ABEMD foi instituído com a finalidade de homenagear profissionais que contribuíram, de forma fundamental, para o desenvolvimento do Marketing Direto no Brasil. O conceito de escolha é a trajetória de contribuições constantes no curso de um longo tempo.


A premiação surgiu como uma categoria especial dentro do Prêmio ABEMD de Marketing Direto, criado no ano de 1994. Na ocasião, foram conferidos 5 troféus.
Nos últimos anos, o comitê do Prêmio ABEMD decidiu premiar apenas um profissional por edição e, agora, a partir de 2013, a homenagem estará desvinculada do Prêmio ABEMD.


A escolha do Hall of Fame da ABEMD acontecia por meio de indicação e votação do Conselho Consultivo da entidade.
Atualmente, as indicações são feitas pela Diretoria da ABEMD e pelos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, acompanhadas de justificativa.

Elegem o Hall of Fame a Diretoria da ABEMD; os conselheiros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da ABEMD; os membros do Comitê Executivo do Prêmio ABEMD do ano em referência e todos os homenageados anteriores do Hall of Fame em condições de exercer o seu voto.