Alavanque os resultados do seu negócio, invista em plataformas com integração com CRM
Processos engessados e muito burocráticos estão entre os principais responsáveis por travar o crescimento de uma empresa. Buscar por praticidade, como a integração com CRM, é imprescindível para operar com agilidade dentro de um mercado extremamente dinâmico. Com essa estratégia, o negócio tem muita facilidade para identificar e atender as demandas do seu público consumidor.
O uso de uma plataforma de customer relationship management (CRM), que, em português, significa gestão de relacionamento com o cliente, é ua aliado indispensável para impulsionar os resultados de uma organização.
Afinal, esse sistema utiliza um conjunto de tecnologias, estratégias e políticas que gerenciam a relação com os seus clientes, a fim de otimizar experiências, captar novos consumidores e fidelizá-los — fatores que melhoram a qualidade do serviço, além de reduzir custos e ampliar o seu lucro.
Nesse sentido, ter uma plataforma que permita integrar o CRM é fundamental para agilizar os processos administrativos e comerciais. Ainda não utiliza esse recurso? Neste post, conversamos com Déborah Oliveira, Diretora de Marketing da Plusoft, que nos explica a importância de optar pela integração com CRM. Confira!
Qual a importância de utilizar ferramentas que otimizem a sua rotina operacional?
Em plena a era da transformação digital, adaptar-se ao uso das tecnologias se tornou uma questão de sobrevivência para as empresas, pois aquelas que negligenciam os avanços tecnológicos estão sujeitas à defasagem e perda de competitividade no mercado.
Essa necessidade se torna ainda mais importante quando falamos do CRM, uma vez que o sistema é considerado um dos principais pilares para o relacionamento do negócio com a sua clientela.
Essa plataforma atua no gerenciamento de todos os estágios da relação cliente/empresa, incluindo desde o primeiro contato, quando o potencial cliente manifesta interesse pelo seu produto, além dos processos de venda até as situações que ocorrem no pós-venda.
A integração com o CRM contribui para otimizar a rotina operacional de um negócio. Na prática, isso quer dizer que a ferramenta passa a se comunicar de forma automática com as demais plataformas e soluções tecnológicas que fazem parte de suas operações — condição que simplifica a coleta, processamento e análise precisa dos dados de todos os departamentos do negócio que se relacionam com o cliente.
‘’Essa é a melhor e única forma de ter uma visão verdadeiramente 360 do cliente. Isso se traduz em melhor conhecimento do consumidor, personalização da comunicação e da relação com a clientela, bem como alta satisfação’’, informa Déborah Oliveira.
Quais são as vantagens da integração com o CRM?
Uma das maiores dificuldades das organizações é promover a mesma experiência ao cliente em todos os seus canais de atendimento, sendo ela fluida e sem atritos.
Segundo a Diretora de Marketing da Plusoft, o que acontece é que, geralmente, uma parte das empresas não tem o histórico do consumidor em um único lugar e ainda não conseguiram mapear a preferência do canal de atendimento ao cliente.
Diante disso, “a adoção do CRM é uma opção crucial para oferecer uma experiência de qualidade e que seja capaz de unificar as informações do cliente. A tecnologia é escalável e realiza a orquestração de fluxos multicanais e áreas de negócios, habilitada para integração com sistemas.
Porém, um CRM isolado não tem todo o seu potencial extraído, sendo fundamental que ele tenha integração com outros sistemas de atendimento, como redes sociais, e-mail, chat, chatbot, WhatsApp e sites de atendimento ao cliente, como Consumidor.gov e Reclame Aqui.
Isso significa contar com uma plataforma multicanal, verdadeiramente omnichannel, com a maior cobertura de canais síncronos e assíncronos’’, destaca Oliveira.
Mais do que uma visão unificada, a integração com CRM traz uma série de impactos positivos para o seu negócio. Conheça as principais vantagens do recurso.
Agrega agilidade aos processos
Quando executados de maneira isolada, os processos de uma empresa tornam-se mais burocráticos e demorados. Por outro lado, a integração dos sistemas utilizados pela companhia com o CRM agrega agilidade ao seu fluxo de trabalho.
Isso é possível porque diferentes funcionalidades são reunidas em um único local. Logo, pode-se responder rapidamente às solicitações do cliente, como preparar contratos e efetuar transações financeiras.
Permite maior controle de informações e dados
No seu dia a dia, as empresas operam com diferentes documentos, como orçamento, ordem de serviço, fichas de cadastro, contratos e notas fiscais. O extravio de uma informação relevante sobre o cliente pode prejudicar todo o processo de atendimento da companhia.
A emissão e armazenamento desses documentos em locais variados não só facilita a perda de dados relevantes como também demanda mais tempo dos colaboradores na hora de consultá-los, já que precisam pesquisar por eles em lugares incertos.
Esse problema não ocorre em ambiente com plataformas integradas ao CRM, haja vista que a ferramenta dinamiza a interação da empresa com o consumidor e traz maior controle sobre as informações coletadas, além de evitar dados duplicados e adotar mecanismos que impedem a ocorrência de fraudes e extravios.
Possibilita configuração e customização
Sabendo que cada empreendimento tem operações com características próprias, a integração com CRM também se destaca por potencializar a customização. Com isso, independentemente do ramo ou tamanho da empresa, você poderá adaptar a ferramenta de acordo com as suas necessidades e objetivos.
Melhora da segurança e eficiência
Para tomar a decisão de compra, o potencial cliente precisa sentir que, de fato, vai adquirir um produto ou serviço de alta qualidade e que vai atender as suas necessidades. E oferecer um atendimento eficiente é parte fundamental para que a pessoa possa decidir dar continuidade à compra.
Por meio da integração com CRM, a companhia adiciona segurança para as operações que tratam do relacionamento com o cliente e torna os processos que precedem a venda mais eficientes, estabelecendo um laço de confiança entre as duas partes.
Diminui o retrabalho
A ausência de ferramentas integradas faz com que os dados pessoais do cliente e as informações a respeito da negociação sejam armazenadas em sistemas distintos. Dessa forma, os colaboradores executam o trabalho operacional duas vezes, o que afeta a produtividade do negócio.
Nos ambientes amparados pela integração com CRM, todas as informações dos clientes e vendas inseridas em um software são automaticamente copiadas e transferidas para outras plataformas, diminuindo o retrabalho e otimizando o uso do tempo das equipes.
Como a Omni Social pode melhorar o atendimento aos clientes?
Mesmo com a grande diversidade de ferramentas tecnológicas, muitas empresas ainda têm dificuldade para utilizá-las em seus processos de atendimento. Normalmente, isso não tem cunho tecnológico, mais sim cultural.
“A tecnologia hoje está pronta para oferecer o melhor dos mundos para o atendimento ao cliente. Porém, muitas vezes, a empresa não implementou a cultura orientada ao cliente — e seus processos acontecem em silos. É por isso que, a empresa fornecedora de tecnologia precisa ter um papel consultivo, pois é esse elemento que fará a diferença nos negócios’’, acrescenta Déborah Oliveira.
Nesse contexto, a Omni Social é uma poderosa aliada para o mundo dos negócios. Trata-se de um módulo nativo do plusoft Omni CRM, capaz de monitorar e atender 14 redes sociais, contando com SAC 4.0. Portanto, é possível atender o cliente onde ele quiser e manter o controle de todo o fluxo, até a resolução do caso.
Com base na integração com o Reclame Aqui e o Consumidor.GOV, a solução pode acompanhar, em um único lugar, tudo o que o público fala em seus canais oficiais. O sistema contribui para você conhecer a fundo o seu cliente e entender como a concorrência se posiciona, podendo fazer pesquisas digitais que dão origem a insights inovadores para o seu segmento.
Os processos organizacionais são o alicerce das empresas. Se não estiverem bem estruturados, nem mesmo a tecnologia poderá gerar sucesso.
A partir da integração com CRM, o gestor tem uma visão completa do seu negócio, tendo mais facilidade para identificar focos de crise e resolvê-los rapidamente, criando oportunidades para fidelizar a clientela. A sua equipe passa a focar menos em operação e mais em estratégias — mudança que vai alavancar a performance da companhia.
Quer otimizar o seu atendimento ao cliente? Entre em contato com a Plusoft agora mesmo e conheça as nossas soluções!