Descubra como otimizar o suporte ao cliente via WhatsApp Business

Com a recente mudança feita pelo Facebook/ Meta no modelo de cobrança para as contas que utilizam a API do WhatsApp Business, é preciso entender a precificação de mensagens lançada desde 1º de fevereiro e adaptar o atendimento ao novo formato de monetização.

As empresas devem reestruturar suas estratégias de acordo com essas mudanças, visando otimizar a comunicação com o cliente para torná-la cada vez mais ágil e clara.

Precisa de dicas? Trazemos algumas ações que sua empresa pode adotar para se comunicar com mais eficiência com o seu público-alvo. Confira!

  1. Estruture (ou reforce) a sessão de perguntas e respostas (FAQ) do site

É bem comum encontrar nos sites oficiais de marcas uma área dedicada às dúvidas mais frequentes dos consumidores, também conhecida como FAQ.

O intuito é justamente esclarecer sobre o funcionamento, procedimentos, devolução, troca, prazos de entrega, formas de pagamento, entre outros tópicos que são identificados como questionamentos frequentes realizados por seus clientes.

Também é excelente para destacar os benefícios e indicar as funções dos produtos e/ou serviços oferecidos pela sua empresa. Além disso, é um grande diferencial competitivo.

Essas perguntas devem ser entendidas e modificadas de acordo com as necessidades do público e o aumento da procura dentro de outros canais da sua empresa. Por isso, o ideal é estar sempre de olho para mantê-las atualizadas.

  1. Publique posts informativos

Nutra o seu público com informações relevantes e que geram valor, seja sobre o mercado em que está inserido, o produto e/ ou serviço ofertado e seus principais benefícios, ou sobre a empresa.

Tudo é válido para manter o cliente por dentro do que está acontecendo, bem-informado e também gerar interesse, mostrando que seu negócio entende do que fala e é especialista no assunto.

Essa prática também melhora a comunicação com o consumidor, já que você está explorando e trazendo como pauta assuntos do seu interesse, tirando suas dúvidas e prendendo a sua atenção sanando suas curiosidades. É uma iniciativa excelente!

Esses conteúdos podem ser utilizados, inclusive, como links úteis para vincular em conversas iniciadas no WhatsApp, pois auxiliam na dúvida do cliente e garantem o melhor entendimento dos processos realizados.

  1. Faça tutoriais em vídeo

Os vídeos são ótimos para levar praticidade e agilidade na hora de passar alguma informação ou ensinar algum processo em poucas etapas e de forma visual. Portanto, aposte neste formato para levar conteúdo para seu público!

Essa também é uma maneira de agradar aqueles que tem preferência por esse formato e assimilam melhor as informações que a marca deseja passar.

O consumo de vídeos tem crescido exponencialmente nos últimos anos, segundo o Ibope, só em 2020, 80% dos brasileiros assistiram vídeos on-line, nas redes sociais o consumo chega a 72%.

Ainda segundo a pesquisa, 68% dos usuários costumam passar um terço do seu tempo de navegação na internet assistindo e compartilhando conteúdos neste formato, o que pode auxiliar na divulgação e crescimento da sua marca e do seu produto e/ou serviço, além de engajar e educar o seu público com mais facilidade.

Outro ponto importante em aderir à produção de vídeos tutoriais é a melhoria na experiência do cliente, que tende a se conectar melhor com empresas que fazem um conteúdo de boa qualidade, e você ainda garante um bom diferencial competitivo perante a concorrência.

Os tutoriais em vídeo são recursos que podem estar atrelados à outras ferramentas, levando praticidade na hora de tirar dúvidas, como em um chat aberto ou uma conversa em canais como o WhatsApp.

  1. Tenha um chatbot como aliado

chatbot oferece um acompanhamento eficiente desde o primeiro contato do cliente com a marca, passando pela atualização de informações durante o envio de uma encomenda, tirando as principais dúvidas e também no pós-venda.

Sim, essa é uma etapa muito importante, que muitas vezes fica de fora do fluxo das empresas. Então, garanta esse diferencial para o seu negócio e crie um laço mais estreito com o seu cliente. Dê suporte após a entrega e durante a utilização do produto/ serviço.

Muitas vezes pode haver dúvidas na utilização ou em determinado problema apresentado e, de mostrar presente e aberto a resolver pode ser determinantes para a comunicação com o cliente.

Receber feedbacks aprimora a entrega para o público, ajuda a identificar gargalos na produção e nos processos efetuados atualmente e promovem maior entendimento sobre o perfil do seu cliente e quais suas principais necessidades. Esses são pontos que os chatbots podem solucionar com praticidade e automação.

Adapte-se às mudanças do consumidor

Já se tornou um clichê falar sobre as rápidas mudanças no comportamento do consumidor, mas essa é uma realidade no mercado e um ponto de atenção para as empresas que desejam manter um bom relacionamento com seus clientes.

Por isso, uma dica de ouro é ter ferramentas que estão sempre captando dados e os transformando em informações interessantes que promovem insights e auxiliam na tomada de decisão inteligente dos próximos passos na estruturação de estratégias.

Assim como a adesão de tecnologias como o chatbot e o WhatsApp ser uma boa ferramenta para manter proximidade e boa comunicação com o público, novos formatos podem surgir, e para se manter no movimento do mercado e atraindo a atenção dos seus consumidores é necessário mudar.