BPO e as vantagens para os negócios que aderem a essa prática

Business Process Outsorucing ou BPO, como é mais conhecida, é uma prática muito conhecida no mundo dos negócios. O intuito é terceirizar determinadas atividades exercidas dentro da companhia, processo que é muito chamado pelo nome inglês outsourcing.

Enquanto a empresa coloca esforços para entender e trabalhar de forma mais estratégica sua atividade-fim, especialistas contratados cuidam e mantém as tarefas que precisam ser realizadas, mas que não estão vinculadas à estratégia da companhia.

Apesar de ganhar notoriedade e ter muita adesão, o processo de outsourcing ainda é pouco explorado e entendido. Por isso, decidimos trazer uma explicação mais profunda sobre o tema. Aproveite a leitura!

Por dentro do conceito de BPO

Outsourcing ou BPO é o nome dado à terceirização de processos de negócios feita pelas empresas, que contratam fornecedores para assumir determinadas atividades e demandas, de modo a focar seus esforços no ponto principal do negócio.

A ideia é que a equipe contratada assuma de forma integral um setor ou atividade importante (backoffice ou front-office) que não esteja ligada ao core business do negócio. É importante ressaltar que a terceirização, por lei, só é permitida para processos que não estão relacionados com a produção do produto ou serviço oferecido pela marca.

Assim, é possível que uma empresa que vende doces terceirize o time de segurança ou de limpeza. Mas um negócio de doces não pode terceirizar a produção dos quitutes ou a gestão da companhia, por exemplo.

Um bom processo de outsourcing deve levar inovação para dentro da companhia, utilizar de tecnologias e conhecimento técnico agregando valor à entrega.

Dessa forma, ele promove o aprimoramento da operação, reduz custos, direciona as equipes para o foco principal da empresa e promove mais qualidade nos processos, pois o objetivo dos funcionários está centrado no modelo do negócio, auxiliando de forma mais técnica e precisa.

Como funciona o processo de outsourcing dentro das empresas?

Ao identificar a necessidade de mudar a forma como conduzem seus processos e com o surgimento da tecnologia como uma grande aliada para otimizar tempo e automatizar tarefas, surgiu o Business Process Outsourcing.

O intuito é elevar a produtividade das companhias de acordo com o que está descrito no Acordo de Serviço com o Cliente (SLA), que auxilia no controle e na definição das entregas das demandas e dos escopos de trabalho.

As companhias focadas no serviço de BPO podem estar alocadas dentro dos seus clientes ou não, de acordo com a necessidade das regras da empresa, quantidade de demandas e os serviços que realizam para outras organizações.

O processo de outsourcing abriga desde estratégias e expertise até a implementação de uma tecnologia mais eficiente e ágil para melhorar a execução de uma atividade ou setor inteiro.

3 vantagens do BPO para o seu negócio

Quer entender melhor as vantagens da contratação de uma empresa especializada em business processo de outsourcing? Leia abaixo e saiba mais:

  1. Aumento na produtividade

De acordo com as reais necessidades do negócio, o processo de outsourcing pode direcionar os esforços das equipes para trabalhar em busca de resultados mais expressivos e no alinhamento das demandas mais estratégicas, garantindo uma execução mais precisa.

Ao ter os materiais necessários e o direcionamento correto, os profissionais trabalham de forma mais produtiva, com motivação e engajados com o propósito do negócio.

  1. Operação mais eficiente, rápida e ágil

Um processo de outsourcing bem-feito proporciona para a equipe interna mais tempo livre para se dedicar em atividades que agregam valor para a empresa, otimizando o tempo e elevando os resultados, precisando apenas supervisionar atividades secundárias.

Por outro lado, o BPO transforma a operação, já que possui a capacidade de atender diferentes clientes ao mesmo tempo, concluem tarefas de forma eficiente e distribuem o tempo de forma mais assertiva, utilizando tecnologia de ponta.

Além disso, estão sempre de olho em gargalos dentro dos processos realizados, focando sempre em aprimorar o que pode ser feito com mais eficiência e precisão, lidando com um número de tarefas cada vez maior, sem desperdiçar tempo.

  1. Redução de custos na manutenção de equipamentos

As empresas de BPO oferecem trabalhos especializados, com bons profissionais e as últimas tecnologias lançadas no mercado, tudo dentro do pacote acordado e dos serviços que devem realizar dentro da companhia.

Portanto, a manutenção dos equipamentos para manter a boa funcionalidade e a eficiência nas entregas fica por conta dessas empresas, o que reduz os custos de manutenção para as companhias que contratam o serviço de BPO.

Setores que podem aderir ao processo outsourcing

Diversos setores e áreas de uma empresa podem contratar e fazer o uso do BPO, já que o foco dessa contratação está em tornar as operações cada vez mais simples e ágeis, satisfazendo não só o público externo, mas interno do negócio.

Na área administrativa, por exemplo, é comum terceirizar responsabilidades burocráticas, que envolvem a parte de assistência jurídica, leis trabalhistas e até a contabilidade do negócio, com a gestão de contratos, normas fiscais e atenção aos reajustes.

O processo de outsourcing é eficaz e age para combater e sanar as principais dores das companhias que precisam manter suas atividades em dia e pensar no core business ao mesmo tempo. A divisão das equipes e das demandas traz mais organização e aprimora o lado estratégico.

Quando pensamos na inovação dos processos, BPO é apenas uma das técnicas que podem ser usadas para manter a competitividade do negócio no mercado. Para ficar por dentro das tendências relacionadas ao setor de BPO, siga o perfil da Plusoft no Instagram.