O verso do inverso do metaverso. Será que estamos começando a entender o que é isso?

De tempos em tempos, a humanidade passa, e vai continuar passando, por marcos culturais, sociais, políticos e econômicos que impactam diretamente a vida da sociedade. E isso acaba estabelecendo novos grupos de gerações. Foi assim que nasceram os baby boomers, as gerações X, Millennial, Z, Alfa e todas que virão.

Porém, devido ao avanço desenfreado da tecnologia, essas divisões estão acontecendo em espaços de tempo cada vez menores. Saltos que antes eram perceptíveis em ciclos de décadas, hoje, já são percebidos em questão de poucos anos.

Na mesma intensidade com que a tecnologia avança, as gerações mais novas vão aderindo organicamente ao novo, sejam nativos ou imigrantes digitais. Mas, no fim das contas, ninguém escapa! Querendo ou não, de uma forma ou de outra, todos vão embarcar. Ou você imaginava, há alguns anos, que hoje teríamos redes sociais e a internet em geral no cotidiano de jovens, adultos e idosos ao mesmo tempo?

No Web Summit deste ano, entre os mais de mil palestrantes, o tema metaverso foi muito comentado e debatido durante os três dias. Mesmo não sendo algo novo, o assunto vem ganhando cada vez mais espaço graças à terceira geração da internet (Web3), que foi outro assunto amplamente discutido. Tudo isso, juntamente com uma internet cada vez mais rápida e com maior cobertura, finalmente irá viabilizar o verdadeiro metaverso.

Mas, afinal, o metaverso é o futuro? Algumas gerações olham com descrença, enquanto outras já veem como realidade. No Web Summit, foi possível enxergar uma luz sobre o tema, e ela mostrou que logo este mundo virtual estará mais presente do que pensamos. Muito além da visão gamer, o mercado já aponta para iniciativas que circulam pelos caminhos da educação, da saúde, do varejo e do turismo, além de diversas outras áreas com potencial para gerar novas experiências em seus mercados.

É por isso que as novas gerações (Z, Alpha e as que estão por vir), que têm um perfil de ampla capacidade para o uso de novas tecnologias, em breve serão responsáveis por uma fatia altamente representativa dentro do consumo mundial. E são elas que estão trilhando e dando mais força a este mundo virtual. O que foi apresentado de forma lúdica (Roblox, Minecraft, GTA) cada vez mais se torna um verdadeiro mundo de negócios e oportunidades que irá existir paralelamente ao mundo real.

Esta é uma pequena amostra das informações que eu e a Patricia Tavares, minha sócia na HouseCricket Digital & Direct, conseguimos ver nos três dias de Web Summit.