Como Usar Ciência de Dados para Descomplicar o Metaverso
Muito se fala sobre o Metaverso nas redes sociais e plataformas midiáticas atualmente. Entretanto, ainda há muitas dúvidas e desentendimentos sobre o que, realmente, é essa combinação de tecnologias que, apesar de ganhar um nome e holofotes recentemente – com a transformação do Facebook, plataforma dirigida por Mark Zuckerberg, para Meta, o termo original é um pouco mais antigo e foi criado em 1992, pelo escritor norte-americano Neal Stephenson, em seu romance “Snow Crash”, e se refere ao espaço virtual. No próximo dia 7 de junho, haverá um Webinar da ABEMD especialmente voltado para esse tema. O “Como Usar Ciência de Dados para Descomplicar o Metaverso” será conduzido por Elcio Santos, CEO da Always On, empresa especializada em engenharia/ciência de dados.
Como aquecimento para o evento, fomos ouvir Fernando Godoy, especialista, empreendedor e visionário digital. Ele listou as principais dúvidas e erros cometidos quando se trata desse novo universo
- Só é possível entrar no Metaverso com um óculos de Realidade Virtual (VR)
MITO. Além do acesso pelo óculos VR também é possível entrar no Metaverso por meio de plataformas, aplicativos e navegadores através do uso de um avatar, que é a representação da pessoa no mundo virtual, onde ela se movimenta e se comunica pela sua própria voz, conhecida como áudio espacial.
2. O Metaverso não está só presente em jogos de videogames.
VERDADE. O mercado de games foi quem, de fato, começou a desenvolver e a evoluir esse ambiente imersivo, já que, em alguns jogos, as pessoas conversam, se divertem, assistem a shows, compram e vendem coisas, entre outras atividades. Entretanto, ele não foi feito e nem é voltado somente para essa indústria.
3. O Metaverso irá mudar a economia digital.
VERDADE. Em função das transações NFT’s (Non-fungible Token), as pessoas, marcas e empresas conseguem lançar não só coleções, artes, filmes ou músicas, mas também elementos colecionáveis e outros produtos que apresentam um impacto gigantesco na economia.
4. O Metaverso não ajuda em nada na educação de jovens e adultos.
MITO. O Metaverso tem a chance de mudar a educação e capacitação no mundo, principalmente no Brasil. Ele irá possibilitar que um jovem, estudante ou mesmo o colaborador de uma empresa aprenda, por meio de uma experiência imersiva na qual ele pode entrar dentro do corpo humano e entender como ele funciona internamente, ver uma tabela periódica de uma maneira real e diferente ou mesmo voltar para Grécia Antiga ou para a Segunda Guerra Mundial, por exemplo.
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