A importância do Tratamento e a Padronização das Informações para o conhecimento da sua base de dados.

Eu, Silvio Luiz Alves de Almeida, 60 anos.

Bacharel em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração de Negócios (ESAN),

Pós Graduado em Marketing pela Escola de Comércio Álvares Penteado,

Pós Graduado em Comunicação de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Executive MBA pela FIA FEA USP turma 3 (com o renomado e saudoso Mestre e PHD James Wright, “in memoriam”).

Emancipado aos 16 anos, abri o meu próprio negócio, um comércio na Rua Augusta de Produtos Naturais (Tutto Naturale), onde iniciei as minhas atividades profissionais. E logo após este comércio, fui convocado ao serviço militar obrigatório durante 1 ano e meio na Polícia do Exército no Ibirapuera (PE), e hoje faço parte na reserva.

Comecei as minhas atividades profissionais ligado ao Marketing de Dados em 1994 quando comecei a trabalhar na empresa multinacional chamada Dun&Bradstreet, onde na época já tinha em seu portfólio de produtos e serviços, o BDM, ou seja, o Brasil Dez Mil ! Um livro onde você encontrava catalogado diversas informações sobre as 10 mil maiores empresas no Brasil com diversas informações, para você fazer o contato e realizar negócios.

E também, estas informações eram disponibilizadas em um Disquete onde você podia realizar de maneira mais rápida a obtenção e cruzamento dos dados, gerando informações para realizar as suas atividades e contatos com estas empresas catalogadas no disquete BDM (Brasil Dez Mil).

Depois de 2 anos em junho de 1996, fui convidado a iniciar uma operação StartUp chamada Datalistas, do Grupo Abril SA, que tinha como objetivo de reunir e comercializar a base de dados dos assinantes ativos e inativos das publicações e negócios do Grupo Abril e a partir deste momento, desde 1994, eu comecei a minha vida profissional voltada para o marketing de dados até os dias de hoje.

Estive em algumas cidades como Toronto, Montreal, Quebec, San Francisco, Chicago, New Orleans, New Jersey, Lisboa, Madri, Buenos Aires, Montevideo, Punta Del Leste e Santiago do Chile, fazendo diversos trabalhos pelas empresas em que atuei.

E neste momento, eu achei importante fazer esta publicação que vem a seguir, porque ainda hoje, as empresas não realizam de uma maneira profissional, o que a Tecnologia, o DBM, o CRM, e a Inteligência e a Ciência de Dados, e os próprios profissionais fazem para a sua empresa, sendo que nos dias de hoje os maiores desafios são, a Agilidade, a Inteligência e o Conhecimento dos seus Clientes.

Permitindo com que você constantemente esteja mantendo um Relacionamento estreito, permanente e agressivo para que a sua empresa esteja sempre na lembrança do seu cliente, onde o maior objetivo é o tão, e esperado …  “Good Will”.

A seguir eu comento um exemplo de como você pode iniciar esta operação profissional frente a sua concorrência.

Obrigado! … de uma maneira fácil, sem blábláblá ou 123 …

“A importância do Tratamento/Padronização das Informações para o conhecimento da sua base de dados, principalmente este que vou abordar abaixo (isto sim, podemos chamar de Marketing 1to1”

Este tema, já vem de longa data, porém, poucas empresas ainda nos dias de hoje, realizam de uma maneira tão profissional ! Mesmo com toda a tecnologia disponível, plataformas de DBM, CRM, e Softwares muito avançados, Com todo esse arsenal, podemos realizar estas etapas e oportunidades, tanto para a sua base de dados (um dos maiores patrimônios das empresas) como para realizar, e manter um estreito e contínuo relacionamento com seus clientes atuais, ou que um dia já foram clientes, e que agora não são mais, devido a quantidade de, empresas e mais empresas, que se tornam seus concorrentes acirrados para a sua empresa e o mercado, e também a própria falta de uma comunicação constante.

O que mais queremos hoje em dia é manter perenemente, o tão chamado “GoodWill” o que torna a sua empresa uma das primeiras a serem lembradas na mente do seu cliente. Vamos a um exemplo abaixo …

Quantas informações você acha que existem nestes dados … 17051962?!

Aqui está algo muito importante para a sua base de dados e para o relacionamento com seus clientes, uma base de dados tratada e padronizada e estando em uma plataforma tecnológica (DBM/CRM) adequada, permite com que a sua empresa mantenha um relacionamento estreito e diferenciado com os seus clientes, o que faz com que a sua empresa esteja sempre presente na lembrança de cada um deles.

Então vamos lá …

Pegamos o exemplo acima dos dados 17051962 e realizamos um tratamento e padronização através de algum software ou plataforma tecnológica, e essas ferramentas fazem a primeira etapa, o que é chamado de tratamento de base de dados e padronização, deixando os dados desta maneira 17/05/1962 … então ótimo, agora sabemos que se trata de uma Data de Nascimento.

E através de um *ciclo de dados, você começa a realizar diversas ações de marketing e relacionamento diferenciadas para os seus clientes, você acha que não?

Então vamos em frente …

Agora que temos a data de nascimento do cliente, e provavelmente você deve ter o sexo do seu cliente (seja ele M, F ou I (indefinido) prosseguimos com as diversas informações:

17/mai dia do aniversário
1962 idade de 59 anos
17/mai signo de Touro
(M) Masculino
(F) Feminino
(I) Indefinido ou indeterminado ** (agora temos diversos softwares que através de chaves fonéticas, conseguem identificar o sexo).
** e se possível ainda, e você possuir a informação do CPF 000.000.000-00, é um dos dados mais importantes para uma série de ações!

 

Agora entram as áreas de tecnologia da informação (que são capazes de formatar os clusters), a área de inteligência de negócios da empresa, a área de marketing junto com a área de produtos.
E agora, o que fazer com estas informações;

E o que podemos fazer com tudo isto alinhado, veja …

Vamos dizer que estamos falando de uma grande empresa de Telecom. Reunimos em um só lugar (com as devidas seguranças) todo o banco de dados e solicitamos ao responsável do DBM da empresa para que ele pegue este banco de dados único e faça clusters em 12 partes, onde o dado principal nesta etapa é o mês da data de nascimento.

Seguindo desta maneira, separe a base de dados nos 12 meses do calendário anual, todos os clientes que fazem aniversário em Janeiro, em Fevereiro, em Março e assim por diante até Dezembro.

Esta etapa é fundamental, só assim você poderá ter a noção das quantidades mensais e colocar em pauta no seu Cash Flow de investimentos para cada mês durante o ano corrente.

Vamos fazer uma suposição que a sua empresa é do segmento de Telecom e dizer que a sua base de dados total tenha em torno de 61 milhões de clientes. Realizando esta primeira etapa, conseguimos o seguinte resultado (a quantidade mensal de clientes aniversariantes).

Resultado obtido em Outubro de 2021.

Sim tem que ser planejado com antecedência para que as ações possam ser realizadas no ano de 2022, com precisão com prudência com profissionalismo e fazer a diferença entre a concorrência.

Iniciamos …

Vamos dizer que encontramos, na empresa de Telecom, que possui 61 milhões de clientes ativos e que no mês de janeiro de 2022 possui 3 milhões de clientes que fazem aniversário, sendo …

janeiro      3 milhões de clientes ativos

Agora vamos realmente trabalhar este universo, ou seja, quantos aniversariantes temos nos dias;

Ainda podemos trabalhar muito mais … pegamos a primeira faixa abaixo …

01/01/2022 250.000 clientes ativos

Destes 250.000 Clientes que fazem aniversário em 01/01/2022,

  • O que você está achando;
  • Muito trabalho?
  • Leva muito tempo?

Sim porque a comunicação que você vai dirigir ao público masculino é de uma forma totalmente diferente do público feminino e do público indefinido (deverá ter um tratamento diferenciado, exemplo Prezado (a) ou Prezada (o), pou talvez personalizar com o próprio nome!

A presença da sua agência de comunicação ou de marketing de dados é de extrema e fundamental importância, para já começarem a fazer os tipos de comunicação, direção de arte, redação e briefing.

Agora vamos além …

Concentramos agora no público de homens, que são 165.000 que fazem aniversário em 01/01/2022.

Vamos fazer a seguinte segmentação, do total de 165.000 homens (que fazem aniversário em 01/01/2022, quantos tem a idade);

Aqui conseguimos identificar duas grandes informações da sua base de dados,

1º. devemos nos programar junto com a sua agência de comunicação, que em 01/2022 teremos 165.000 ações de marketing 1to1!

2º. que o nosso grande público alvo, em janeiro de 2022 está concentrado em homens na faixa etária de 19 a 55 anos de idade, itens 3, 4 e 5, público Homens com a Idade entre 19 a 55 anos, sendo o total de 140.590.

Se realizarmos este procedimento para as próximas entradas de dados na base toda, e nas próximas entradas de clientes novos deixarmos o nosso CRM pronto para realizar estas etapas, o cliente novo já estará incluso neste perfil e poderá receber as devidas ações de mkt 1to1.

O público com idade de 19 a 55 anos de idade, deverá receber uma maior atenção, a empresa de Telecom já poderá programar os devidos investimentos e o Cash Flow junto com a sua agência de comunicação.

Depois de realizarmos estas etapas e agora com o público definido, algo muito importante ainda falta … no item 4 acima …

Quantos destes 59.321 clientes, a base de dados tem:

  • Endereço atualizado;
  • Telefone residencial atualizado;
  • Telefone celular / Whats atualizado;
  • E mail atualizado;
  • Linkedin;
  • Facebook;
  • Instagram;

Isto para que através do Endereço Atualizado, temos a possibilidade de enviar uma comunicação escrita parabenizando-o pelo dia de seu aniversário (mala direta);
Isto para que através do Telefone Residencial atualizado, tem a possibilidade, com uma central de telemarketing, a empresa pode realizar uma ligação parabenizando-o pelo dia do seu aniversário e aproveitar para atualizar alguma informação;

Isto para que através do Telefone Celular atualizado, a empresa tem a possibilidade de uma comunicação tanto através de uma ligação no próprio celular como uma ação de SMS ou ainda, algo muito utilizado atualmente uma ação de WhatsApp já com link levando para uma promoção muito especial de algum produto ou serviço que venha ser conveniente para o cliente.

Isto para que através do E-mail Atualizado, a empresa tem a possibilidade de uma ação de E-mail Marketing e mais ainda + (através de todas as mídias sociais existentes hoje em dia Linkedin, Facebook, Instagram) DANDO OS PARABÈNS ao cliente e preparando uma página/um link e um layout criado pela agência com alguns produtos e serviços diferenciados;

Vale a pena ressaltar aqui, que toda esta comunicação deve ter um prazo de validade para cada oferta, ou seja, “este comunicado tem a validade de 1 mês durante o mês do seu aniversário ou de 1 mês após o recebimento desta comunicação”.

Lembrando sempre que o público abaixo são os mais importantes porque são os que mais representam na base de clientes, seriam como se fossem o nosso público ou os nossos clientes, Extreme, eles representam em torno de 85% do público;

        3 De 19 a 25 anos (público adulto 1),         26.793        26.793
4 De 26 a 40 anos (público adulto 2),        59.321 59.321
5 De 41 a 55 anos (público adulto 3),         54.476 54.476
140.590

O que podemos realizar … um Feliz Aniversário, um Comunicado de alguma alteração nos procedimentos da empresa, um Comunicado de alguma promoção, entre muitos outros.

Mas tem que ser algo pertinente a aquele público que você teve todo o trabalho para estudar e analisar o perfil dele. E não enviar algo para todo mundo como se você nem conhecesse o seu cliente.

Faça dele o seu cliente único, diferente, especial, realmente um cliente muito importante para a empresa, fazer ele pensar que somente ele está sendo tratado desta maneira e que ele possa fazer disto o próprio replicador de novos clientes para a sua empresa.

Ainda podemos fazer de diversas outras formas este modelo de segmentação.

Vamos pegar a base de 61 milhões de clientes e primeiramente separar por sexo, ou seja, quantos Homens quantas Mulheres e quantos Indefinidos temos na base, depois … aí vai de você e a sua área de DBM realizar as diversas formas de segmentações.

Eu estou fazendo desta forma, porque até hoje eu mesmo como cliente de diversas Empresas, Bancos, Financeiras, Cartões de Crédito, Telefonia fixa e celular, Varejo e entre outras diversas empresas nunca recebi uma comunicação simples e agradável.

Por isso, resolvi fazer esta publicação para que possamos começar a utilizar as ferramentas e informações que temos dentro de casa e não utilizamos.

Recentemente comprei um Chip/Plano de uma operadora de celular, e não recebi nenhum comunicado de Boas Vindas e Muito Obrigado, pela empresa, e assinado pelo Presidente da Empresa.

Nossa quão simpático e agradável seria se chegasse um comunicado de “Seja Muito Bem Vindo, Agradecemos a sua escolha pela nossa empresa na qual faremos todo o possível para a sua satisfação e que a sua escolha foi certa, e estamos abertos para qualquer dúvida ou esclarecimento, estamos à sua disposição sempre através dos canais de comunicação XYZ a qualquer momento e para qualquer dúvida ou dificuldade que você tiver”  …  e etc! assinado pelo presidente da empresa.

Silvio Almeida.
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