Campanha da FCB Brasil para Brastemp fala sobre equidade de gêneros
A FCB Brasil criou campanha para a Brastempo que dá continuidade ao debate iniciado em maio sobre a falta de equidade de gênero nas atividades domésticas, principalmente dentro da lavanderia. “Não sei como faz”, “quando fui fazer, você já tinha feito”, “eu disse que ia lavar depois”, “você não pediu pra te ajudar”, “mas precisa ser agora?”. Essas são algumas das desculpas mais comuns entre aqueles que não dividem as tarefas em casa, cenário que reforça principalmente a falta de equidade de gênero no trabalho do lar. Como parte de sua estratégia de combate aos estereótipos dentro de casa, a Brastemp reforça sua campanha lançada em maio, “Brastemp Edição Compartilhada”, e lança novo vídeo: “Desculpas Deslavadas”, com objetivo de reforçar a discussão sobre os lugares e papéis atribuídos às mulheres. A nova campanha é resultado do debate gerado pela marca em maio, por meio da ação “Brastemp Edição Compartilhada”, na qual a Brastemp também provocou seus consumidores sobre o tema. Para se ter uma ideia, segundo um levantamento do IPEA de 2018, enquanto 93% das mulheres ainda são responsáveis pela tarefa de lavar roupas em casa, apenas 56% dos homens realizam a tarefa de forma rotineira. Segundo um levantamento do coletivo Think Eva, realizado em maio e em parceria com a Brastemp, semanalmente, mulheres adultas gastam em média 21 horas nos afazeres domésticos, que incluem tarefas relacionadas à manutenção das roupas, como separar, estender, tirar do varal, passar, dobrar e guardar – tempo aproveitado pelos homens para a realização de outras atividades. Dentro desse contexto, a campanha busca instigar a mudança de comportamento como solução para a disparidade do tempo dedicado ao cuidado com as roupas entre homens e mulheres. “Lavar as roupas é uma atividade de todos, não há mais espaço na sociedade para uma divisão de tarefas baseada em gênero. Pensando nisso, estamos trazendo para a campanha as famosas desculpas dadas por aqueles que não se engajam no ambiente da lavanderia, terceirizando o serviço. É uma forma de nos posicionarmos na transformação de como a sociedade olha para as atividades de casa, já que segundo nosso levantamento de maio com o Think Eva, no longo prazo, pode-se estimar que as mulheres passam quase quatro anos da vida lavando as roupas, tempo no qual os homens podem se dedicar a outras tarefas, inclusive ao seu desenvolvimento pessoal e profissional”, comenta Allyne Magnoli, Diretora de Marketing da Whirlpool, detentora da marca Brastemp. A campanha conta com camisetas estampadas com algumas das piores desculpas que as pessoas dão para não lavar as roupas. O tecido possui uma tecnologia em que a tinta se desfaz ao ser colocado na máquina de lavar e ter contato com a água. Por isso, depois de lavadas, as desculpas se desfazem e revelam o real conceito da campanha: “Tarefa doméstica é tarefa de todos”.A Brastemp, como a marca que trouxe a máquina de lavar roupas automática para o Brasil, tem o papel de levantar essa discussão, e as desculpas e as dúvidas para não dividir as tarefas não colam mais. Elas são tão ultrapassadas que vão ser expostas em um irônico Museu das Desculpas, criado no Pinterest para engajamento com os consumidores”, comenta Magnoli. A #LaveSuasDesculpas permeia todos os conteúdos produzidos para a ação, desde seus vídeos, posts em redes sociais e discurso de influenciadores. Divulgada com filme em mídia digital e em elevadores residenciais, a campanha também será tema de discussão no programa Altas Horas da Rede Globo. “A ideia é que o debate seja popularizado, contribuindo para um cenário mais igualitário e uma nova forma de olhar para as tarefas domésticas”, afirma Magnoli. Site da Campanha: https://www.brastemp.com.br/desculpasdeslavadas