Como o Mercado Envíos está trabalhando para melhorar a infraestrutura logística subdesenvolvida da América Latina
A logística se tornou vital para o sucesso de qualquer empresa que vende seus produtos e serviços online. Na América Latina, a capacidade de fazer entregas rápidas e dentro do prazo – especialmente fora dos grandes centros urbanos – muitas vezes se mostra uma tarefa complexa devido às grandes extensões de estradas não pavimentadas e infraestrutura subdesenvolvida em muitos países. Enquanto empresas de entrega como DHL, FedEx, UPS e serviços postais locais têm trabalhado para melhorar suas operações logísticas na região, o mercado online Mercado Libre também lançou seu chapéu no ringue em 2013 com o lançamento de seu serviço de gerenciamento de frete, Mercado Envíos. A empresa tem feito incursões desde então. Entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2020, 489,9 milhões de itens foram vendidos por meio de seu marketplace e, entre eles, 88,8% – ou 435,2 milhões de itens – foram enviados diretamente pelo Mercado Envíos. Isso é mais do que o dobro dos 214,3 milhões de itens enviados durante o mesmo período em 2019. Segundo a empresa, a pandemia demonstrou que redes flexíveis e com suporte de tecnologia são essenciais para lidar com um mundo em constante mudança e imprevisível. À medida que o comércio eletrônico cresce – e é responsável por uma parcela maior das vendas no varejo – precisamos ser capazes de oferecer uma experiência ideal para os consumidores devolverem seus itens. Além disso, a logística reversa está se tornando cada vez mais importante, mas é algo a que os operadores logísticos geralmente prestam menos atenção, porque muitos estão mais preocupados em fazer com que a encomenda chegue a tempo do que devolvê-la rapidamente. Eles estão investindo muitos recursos nesta área. Atualmente, têm cerca de 2.000 pontos de coleta de pacotes em toda a região e centenas deles no México e pretendem integrar todos eles na rede de logística reversa para que os consumidores não tenham que ir muito longe ao devolver um pacote no futuro. Fonte: eMarketer