Como Utilizar Dados Para Melhorar o Relacionamento Com os Clientes?
Mas como fazer isso da melhor forma? Veja no artigo como a utilização da sua base de dados pode garantir um contato de qualidade e manter o cliente sempre como oportunidade para novas vendas.
Qual a importância de um bom relacionamento com o cliente?
Independentemente do ramo ou nicho da empresa, ela precisa mostrar para o público o seu diferencial para que o público a escolha ao invés da concorrência. Esse diferencial está muito atrelado a qualidade do que é oferecido e também ao atendimento.
Sendo assim, uma empresa deve ter um bom relacionamento com os clientes, pois quando a organização consegue estabelecer diálogos e relações significativas com sua audiência, esse público se torna leal. Portanto, além de comprarem o produto ou serviço, eles passam a promovê-los, aumentando a visibilidade da marca.
Como usar os dados para melhorar esse relacionamento?
Com uma base dados organizada e eficiente, sua empresa terá acesso a informações que podem fazer a diferença no relacionamento com o cliente. Veja a seguir algumas sugestões de como fazer isso:
Datas importantes
Há três tipos de informações básicas e essenciais que sua empresa precisa ter na base de dados:
- um número de telefone;
- data de nascimento;
- e-mail de seu cliente.
Apenas com esses três detalhes você já pode, por exemplo, entrar em contato com as pessoas quando fizerem aniversário e oferecer descontos, produtos e/ou serviços. Essa pequena lembrança já pode fazer toda a diferença no relacionamento com o cliente!
Geralmente, isso acontece muito por e-mail, mas dependendo do tipo de contato que a marca tem, algumas situações podem oferecer um contato mais pessoal, como uma mensagem por WhatsApp ou até uma ligação. Mas tenha muito cuidado e estude bem o perfil do cliente antes de decidir, para que assim a estratégia seja efetiva.
Para isso, você precisa ter dados corretos e uma base sólida, que você pode começar a construir contratando um serviço de higienização e enriquecimento de informações cadastrais, como a TargetData.
Oferecer o produto certo
Quando um cliente realiza uma compra, isso gera um registro do que ele comprou junto às informações pessoais, que podem ser uma ótima forma de analisar e utilizar esses dados, possivelmente garantindo mais vendas no futuro.
Por exemplo, em alguns meses após a compra de um produto, a sua empresa pode enviar para o cliente uma mensagem ou e-mail oferecendo algo relacionado que ajuda mais ainda a pessoa. Alguém que comprou uma lava-roupas tem muito mais chances de depois adquirir uma secadora do que algo aleatório, tipo um pneu. Entende?
Os dados conseguem prever uma possível necessidade do público. Sem essas informações, talvez fosse oferecido um telefone ou uma televisão, coisas que o cliente talvez não queira ou nem esteja pensando em comprar.
Isso ajuda no relacionamento com os clientes, pois a oferta faz sentido com o contexto da pessoa, aumentando as chances de compra, principalmente se houve satisfação com o primeiro produto. Dessa forma, se suas estratégias de vendas estão alinhadas ao time de marketing, será possível acertar o melhor momento de venda e ter mais assertividade.
Gostou da dica? Agora que você entende mais sobre a utilização dos dados para manter um relacionamento saudável com seu cliente, confira as soluções que a TargetData oferece. Fonte: Targetdata