Consumidor do futuro será mais seletivo e tecnológico, diz estudo da KPMG

Um destaque é o crescimento da “sabedoria digital”

A pandemia causada pelo coronavírus fez nascer um novo consumidor. Ele é mais consciente, seletivo, tecnológico e disposto a economizar. Essa mudança, entretanto, não fará parte de um “novo normal” no futuro. As atitudes já foram incorporadas pela população. Essas são algumas das conclusões da pesquisa “Consumidores e a nova realidade”, realizada pela consultoria KPMG. O estudo ouviu mais de 12 mil pessoas, de 12 países, incluindo o Brasil, no 1º semestre deste ano. A primeira onda do estudo mostra que, na hora da compra, os consumidores brasileiros priorizam a relação custo-benefício (82%), a facilidade (73%), a segurança (71%) e a confiança na marca (68%).
De acordo com a pesquisa da KPMG, os consumidores estão menos inclinados a pagar mais valor por produtos de marca ou por experiências agradáveis e estão adiando compras não essenciais.    Outro ponto destacado pela consultoria é a “sabedoria digital”. “O canal digital foi massivamente incorporado durante a crise e veio para ficar, tanto no grande varejo como nas pequenas e médias empresas, que entraram pela primeira vez no formato. Isso se aplica também aos fabricantes, que aproveitaram as condições para colocaram suas estratégias de envio direto (as ‘DTC’, ou ‘direct to consumer’) para funcionar”, afirma. Para Gambôa, essa entrada no ramo de ‘DTC’ permite que fabricantes passem a interagir e coletar dados dos clientes finais, coisa a que eles não tinham acesso. Fonte: UOL Economia