CSU.Cardsystem muda nome para CSU.Digital e dá lição de inovação e solidez
O que leva uma empresa consolidada e com grande reputação no mercado mudar a marca após 30 anos? Para a CSU.Cardsystem, agora CSU.Digital, isso foi a consolidação de um movimento natural que já vinha acontecendo há alguns anos. Diante das rápidas transformações do mercado financeiro no Brasil, a companhia inovou nas soluções oferecidas e evoluiu no modelo de negócios, comprovando a necessidade de antecipação às tendências para manter a solidez no mercado.
Daniel Moretto, diretor executivo comercial da CSU.Digital, explica que a mudança no nome é o resultado de um trabalho de transformações. “O mercado deixou de ser somente de bancos. Surgiram outras empresas do meio digital, como os bancos digitais, o varejo digital, e muita gente se tornou um player dentro do mercado financeiro. A gente veio criando o nosso posicionamento e novos produtos para atender esse mercado. Lançamos a Magnus, uma plataforma na nuvem que nos permite colocar um ecossistema com serviços como Google Pay, Apple Pay e outros, no ar em 60 dias”, diz.
A partir da atualização da empresa, o antigo nicho de clientes que se limitava, principalmente, a bancos, foi ampliado. Atualmente a carteira conta com grandes marcas consolidadas no mercado e outras que devem ser anunciadas em breve. O que elas têm em comum é o entendimento da importância de ter um serviço de qualidade, escalável e inovador, mesmo que a área financeira não seja o core business.
Esse é exatamente o objetivo da CSU.Digital: ter velocidade na implementação de soluções, convergir físico e digital, estar sempre atualizado com as tendências do mercado, e oferecer a estrutura necessária para um crescimento exponencial. Para isso, estão disponíveis para os clientes serviços como meios e soluções de pagamento em todas as modalidades, nos modelos de crédito, débito, cartões digitais, virtuais e carteiras digitais. Outras facilidades são a inclusão das modalidades de Pix e do pagamento de faturas via criptomoedas.
Reestruturação interna e olhar para o futuro
Paralelamente às transformações, houve a criação de duas unidades de negócio: a CSU.Pays e a CSU.DX. A primeira é o segmento de meios de pagamento e Banking as a Service, focado em velocidade, convergência, robustez e segurança. A segunda se trata da digital experience, operações de atendimento com alta densidade tecnológica e digital, com maior valor agregado e complexidade. “Nos afastamos do contact center tradicional onde o que importa é o número de pessoas sentadas e passamos a reportar o resultado pela quantidade de transações realizadas, porque somos digitais”, explica Daniel Moretto.
O diretor executivo comercial afirma que as mudanças foram apontadas e ensinadas pelos próprios clientes. Dentro da companhia há uma estrutura montada para ouvir o que eles têm a dizer e agir diante disso. “São três pontos de contato fundamentais. O primeiro canal é o são os clientes de base, onde temos a diretoria de relacionamento com o cliente para entender os comportamentos através dos dados. Temos o grupo de Produtos, que faz pesquisas e traz ideias inovadoras. Além da área comercial que é a voz do futuro cliente, onde o time que está no mercado entende o que as empresas estão precisando”, conta Moretto.
Para os próximos anos, a visão da CSU.Digital é que os meios de pagamento vão continuar evoluindo e é preciso estar preparado para isso. “A única constante é a mudança. Então temos que aprender a lidar com um crescimento que deixou de ser linear e passou a ser exponencial. Por exemplo, o metaverso está chegando, já tem empresas grandes investindo nisso, e nós estamos de olho. Temos que nos preparar para entender as novas tecnologias e chegar primeiro, porque quem chega primeiro tem vantagem. No final, quem vai ditar a evolução é o consumidor, nós temos que estar prontos”, conclui.