Digitalização faz New York Times mudar termo consagrado há 50 anos
Referência para a indústria de notícias, o New York Times está mudando uma tradição de 50 anos, em sintonia com os tempos de digitalização cada vez maior de seu jornalismo. A partir de hoje, artigos de articulistas e comentaristas que não fazem parte da equipe da redação deixam de se chamar Op-Eds e viram Guest Essays (ensaios de convidados). O termo Op-Ed foi adotado quando o jornal decidiu, em 1970, criar uma seção para dar espaço ao pluralismo de ideias. Ele refletia a posição da seção, que era publicada na página oposta à dos editoriais do jornal. E acabou passando a fazer parte do jargão do jornalismo em língua inglesa. Kathleen Kingsbury, editora de opinião do New York Times, explicou em artigo publicado na segunda-feira (26/4) o que levou o jornal a quebrar a tradição: “A razão é simples: no mundo digital, em que milhões de leitores do Times leem o jornal online, não existe um Op-Ed geográfico, assim como não existe um Ed geográfico para o Op-Ed ser oposto. É uma relíquia de uma era passada e de um design de jornal impresso antigo.” A mudança pode parecer insignificante, mas simboliza os tempos da digitalização do jornalismo. Também uma tentativa de aproximação maior com o leitor, abolindo jargões na busca de uma linguagem mais clara e direta com o público. Fonte: MediaTalks