Entenda como um software na nuvem pode ser mais sustentável

Como tecnologia e a sustentabilidade podem andar juntas? 

A tecnologia deve encontrar uma maneira de se expandir, evoluir e se desenvolver nos ambientes corporativos, industriais e sociais sem causar impactos que prejudicam o meio ambiente, e isso acontece quando exerce sua função sem contaminar ou causar impactos nocivos para o planeta.

Para se unir a sustentabilidade, é preciso, então, que a tecnologia encontre uma maneira de beneficiar o meio ambiente, a sociedade e as gerações futuras.

Atualmente, já podemos citar algumas tecnologias sustentáveis que são utilizadas por diferentes empresas, como:

Inteligência Artificial (AI): responsável pela digitalização e automação de alguns serviços, auxilia na redução do uso de outros equipamentos, materiais e recursos em uma empresa.

Nuvem ou cloud computing: permite o armazenamento remoto de servidores externos, gerando menos gastos com infraestrutura. Tem sido o modelo sustentável mais procurada pelas empresas.

O alinhamento entre tecnologia e sustentabilidade eleva o desempenho do negócio e auxilia na conquista de maior credibilidade perante o mercado, fortalecendo sua imagem e chamando a atenção de maneira positiva de parceiros, consumidores e profissionais.

Por que a nuvem é considerada uma tecnologia verde? 

A nuvem trouxe uma nova maneira de armazenar dados, que de forma ilimitada, oferece a possibilidade de utilizar a memória de um espaço na web para armazená-los, desocupando memórias físicas de computador e dispositivos alocados na empresa

Os benefícios são muitos, tanto para os usuários quanto para as companhias, já que garante o desenvolvimento e aperfeiçoamento de outras tecnologias e serviços, como é o caso do Software como Serviço (SaaS).

Principais benefícios da nuvem 

Para entender o motivo pelo qual a nuvem é considerada uma tecnologia sustentável, veja os seus principais benefícios:

Redução no uso de hardware: responsável gerenciar e centralizar todos os dados em um só lugar, os arquivos se tornam mais leves e reduzem o uso do hardware, diminuindo o consumo de energia.

Reduz a emissão de CO2: aderir à computação em nuvem, auxilia na diminuição da emissão de gases poluentes, já que a transferência da infraestrutura para um provedor de cloud, emprega em menos equipamentos utilizados no dia a dia. As empresas baixam mais softwares e diminuem a liberação do CO2 na atmosfera.

Armazenamento seguro de informações: a segurança da informação é uma grande aliada do meio ambiente. Com o armazenamento inteligente dos documentos digitais, é dispensável e pouco recomendado o uso de papel e até mesmo gastos com lugares específicos para estoque.

Flexibilidade: ao optar por ter todos os dados e sistemas disponíveis na nuvem, não só a equipe de TI como todos os colaboradores que possuem acesso à internet podem trabalhar de qualquer lugar, o que garante flexibilidade na escala dos profissionais e em sua locomoção.

Menor número de servidores: conforme o hardware se torna virtual, o número de servidores diminui, resultando na economia de energia e no melhor desempenho do negócio.

A nuvem permite que a empresa se adapte de acordo com o cenário que está enfrentando, a quantidade de clientes que está atendendo, e assim, controlam o uso de seus servidores, garantindo uma redução de custos geral.

A Plusoft é uma empresa de human experience (HX) e customer experience (CX) que possui um rico portfólio de soluções, que, separadas por verticais, atendem às necessidades dos clientes por meio de plataformas que entregam a melhor experiência para o cliente.