Estudo da Zendesk coloca Brasil na liderança da experiência do cliente

O novo relatório desenvolvido pela Zendesk, o CX Accelerator, aponta o Brasil como o país com o maior percentual de empresas maduras na entrega de experiência do cliente. O país conta com 23,4% das organizações qualificadas como líderes em CX, seguido pelo Canadá (23.4%) e Índia (16.7%). A pesquisa ouviu mais de 4 mil tomadores de decisão em CX em todo o mundo para compreender as características e benefícios de estar à frente em experiência do cliente. O relatório identifica padrões e comportamentos comuns que separam as organizações pela maturidade.O relatório mostrou que, apesar de ainda terem um longo caminho a percorrer, todas as empresas líderes em CX no Brasil são capazes e bem equipadas para prever, distribuir e gerenciar a carga de trabalho de suas equipes, bem como fornecer treinamento adequado. De acordo com a pesquisa:

  • As empresas brasileiras são 83% mais propensas do que a média global a ter um tempo médio de resolução de atendimento inferior a 1 hora;
  • Globalmente as empresas brasileiras são, em média, 17% mais propensas a permitir políticas flexíveis de trabalho remoto para equipes de atendimento ao cliente;
  • Comparadas ao restante do mundo, empresas brasileiras são, em média, 17% mais propensas a relatar a aquisição de mais clientes do que a concorrência;
  • As empresas brasileiras são 279% menos propensas do que a média global a relatar que a equipe de experiência do cliente está sobrecarregada;
  • Globalmente as empresas brasileiras são, em média, 31% mais propensas a relatar terem um retorno de investimento (ROI) muito positivo com seus programas de CX;
  • As organizações brasileiras são, em média, 5% mais propensas a reportar uso de chatbots com lógica pré-definida;
  • As empresas brasileiras são 89% mais propensas do que a média global a relatar que o treinamento de agentes ajuda a identificar oportunidades de vendas.

Fonte: Economia SP