FCB ganha Bronze em Digital Craft, que dá GP a app que ‘reconstrói’ Ucrânia
A FCB Brasil é a única agência do mercado nacional a conquistar um Leão em Digital Craft. O case vencedor que levou Bronze é “Black Characteres (“#vozpreta”), criado para a Revista Raça.
A campanha, que foi a única finalista brasileira na categoria, visa difundir e amplificar as vozes negras. Por meio de uma ferramenta (vozpreta.com.br), os caracteres não ocupados pelo tweets são preenchidos automaticamente por uma #voz preta e publicados no Twitter, com referências a nomes do movimento negro na literatura, arte, esportes, jornalismo, entre outras áreas.
No total, Digital Craft teve 82 peças finalistas neste ano e distribuiu 21 Leões. A brasileira Luciana Haguiara, executive creative director da Media.Monks, foi a presidente do júri.
“O projeto Black Characters ganhou por ser um exemplo de como podemos usar as ferramentas existentes para dar voz e visibilidade às pessoas. O craft está no uso inteligente e simples da tecnologia e na curadoria e visualização dos dados. Um projeto que vai além da conscientização, porque ele transforma a ação das pessoas em medidas efetivas, instantaneamente quem usa a ferramenta dá voz para uma pessoa”, contextualizou Luciana.
O Grand Prix da categoria foi para a agência Virtue Worldwide, de Nova York, com a campanha “Backup Ukraine”, criada para Polycam/Unesco. O aplicativo desenvolvido pela agência possibilitou que milhões de ucranianos recriassem monumentos históricos do país destruídos pela guerra por meio da tecnologia, que ficarão armazenados na nuvem.