LGPD na prática: 4 ações a evitar
A Lei Geral de Proteção de Dados está dando o que falar e gerando muitas dúvidas em todos. Afinal, como se aplica a LGPD na prática? Há diversas regras que precisam ser seguidas e, por isso, é normal cometer alguns erros, ainda mais agora no começo. Pensando nisso, a TargetData separou as confusões mais comuns que você deve evitar, se quiser que a sua empresa fique adequada em relação à nova lei.
1 – Imaginar que a LGPD na prática não se aplica ao seu negócio
Ao contrário do que alguns podem imaginar, a LGPD na prática deve ser seguida por todas as empresas e indivíduos. Se o seu negócio, mesmo que seja de pequeno porte, realiza operações com dados pessoais, ele precisa conhecer as regras e aplicá-las. Vale notar que o não cumprimento à nova lei pode gerar multa. Por isso, é tão importante coletar as informações da forma correta.
2 – Coletar dados sem necessidade
A Lei Geral de Proteção de Dados divide as informações em dois tipos. Um desses grupos é o que contém dados pessoais, isto é, aqueles que identificam os indivíduos, como CPF, nome, e-mail, telefone, etc. Há ainda os dados sensíveis que são confidenciais, como origem racial, aspectos sobre a saúde e muito mais. Nesse caso, a empresa não pode fazer a coleta sem que haja uma justificativa legal para isso.
3 – Utilizar apenas um sistema para se adequar
Embora a tecnologia seja importante para ajudar na adequação da lei, ela é apenas uma ferramenta complementar. Além dela, é necessário que a sua empresa faça um planejamento e observe todo o fluxo de dados do seu negócio. Dessa forma, será possível definir de forma efetiva o que deve ser feito, quais informações podem ser solicitadas e por qual motivo.
4 – Não mudar a cultura da empresa
Outro erro bastante comum é acreditar que apenas alguns profissionais precisam estar por dentro da lei. Na verdade, se a cultura organizacional não for mudada, a fim de proteger os dados, dificilmente o seu negócio conseguirá cumprir todas as regras. A Lei Geral de Proteção de Dados deve começar a fazer parte do DNA da empresa, da mesma forma que conceitos como comprometimento, foco nos resultados, entre outros. Por isso, aproveite para explicar a toda a equipe os impactos das novas regras e as aplicações da LGPD na prática. Fonte: TargetData