Marketing eficaz para uma geração que quer se identificar com marcas

Não é segredo que conhecer os hábitos dos consumidores é essencial para uma boa estratégia de marketing. Principalmente quando se fala em classe média no Brasil, que de acordo com o IPCA de setembro/2022, foi o grupo que mais movimentou a economia do país: foram aproximadamente R$ 2,4 trilhões ao ano, com destaque aos jovens considerados hiperconectados, que foram responsáveis por movimentar cerca de R$ 655 bilhões desse valor.

Mas para realizar campanhas com bons resultados, é preciso conhecer as características e os comportamentos desses jovens e criar uma estratégia que combine esses resultados com o DNA da marca. Por isso, são realizadas pesquisas com diferentes segmentações, como demográfica, geográfica e comportamental. O uso desses tipos de dados ajuda as marcas a pensarem em um marketing efetivo, além de informar sobre as novas tendências, já que vivemos em um mundo que muda constantemente.

Recentemente, o Kwai for Business, unidade de negócios do Kwai, juntamente com o Instituto Locomotiva, realizaram um estudo com cerca de 1.500 brasileiros entre 16 e 34 anos, para entender a força do público jovem da classe média. Com o resultado é possível entender quem são esses indivíduos, quais suas características, seus comportamentos e sua importância para os diferentes segmentos da economia brasileira.

Dentre os dados interessantes que o levantamento traz, um deles mostra que 72% desta parte da população revelou que tem pelo menos uma marca que define a sua identidade, sendo que, enquanto a classe média de até 34 anos se identifica mais com marcas esportivas, as com 35 anos ou mais preferem as que estão ligadas à tecnologia. Além disso, 84% desses jovens que participaram da pesquisa se identificam com as marcas que apresentam elementos que fazem parte do dia a dia deles.

Essa é a geração que passou a ditar a regra no mercado, eles são os mais conectados e os mais ativos digital e economicamente falando. Se esse é o público que você quer conquistar, é importante focar sua estratégia exatamente onde esse grupo passa grande parte do seu tempo: nas redes sociais.

Com a participação dos criadores de conteúdo, a promoção direta da marca ocorre por meio de vídeos e posts nas plataformas e o engajamento atrai novos interessados e mantém aqueles que já conhecem a empresa por meio da informação e da apresentação. Cada geração e cada pessoa tem interesses distintos, e se quer conquistar um espaço e fazer parte da identidade desses jovens, é preciso conhecê-los melhor e estar presente onde eles estão.

*Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai Brasil.