Na China, influenciadores virtuais estão assumindo papéis na mídia tradicionalmente desempenhados por humanos
Antes relegados ao mercado infantil, os personagens virtuais estão entrando no mercado chinês. Por mais fictícios que possam ser esses avatares reproduzidos digitalmente têm empregos reais, de popstar a influenciador e até mesmo âncora de notícias. E eles estão se tornando cada vez mais interativos e humanos, graças a melhorias em tecnologias como IA, captura de movimento e realidade virtual (VR). Avanços recentes em realidade aumentada (RA), em particular, permitiram que avatares virtuais saíssem da mídia social e fizessem aparições ao vivo ao lado de celebridades de carne e osso. A idol pop virtual Luo Tianyi é um caso em questão: nos últimos anos, ela se apresentou com artistas humanos no Festival de Gala anual da rede de televisão estatal — o evento de TV mais assistido no país. Muitos viram essas aparições como o endosso tácito do governo à realidade mista (XR). Na verdade, em seu último plano de cinco anos, divulgado no início deste mês, o governo nomeou a XR como uma das sete principais indústrias digitais da China. A China domina em termos de investimentos em AR e VR. De acordo com a International Data Corporation (IDC), a China foi responsável por 54,7% dos gastos comerciais e de consumo em RA e VR em todo o mundo em 2020. Os projetos da IDC com essa participação aumentarão para 56,0% este ano. Marcas ansiosas para se conectar com jovens consumidores na China estão oferecendo patrocínios a personagens virtuais. Por exemplo, o influenciador virtual Noonoouri estrelou com o ator chinês Li Xian em uma campanha para a marca de moda masculina de luxo Ermenegildo Zegna, e Luo Tianyi endossou grandes marcas de consumo, incluindo Gillette, KFC, Pizza Hut, Tide, a marca de bebidas Vitasoy e a empresa de cosméticos local Pechoin. Em abril passado, Luo co-apresentou uma transmissão ao vivo com capacidade de compra com o influenciador humano Li Jiaqi, que é amplamente considerado um dos dois maiores influenciadores (conhecidos localmente como líderes de opinião, ou KOLs) na China. De acordo com um estudo de setembro de 2020 da GlobalWebIndex, 66% dos espectadores de transmissões ao vivo na China com 16 anos ou mais disseram que provavelmente comprariam produtos recomendados por influenciadores que eles seguiram. A lista de influenciadores virtuais tradicionais está crescendo. A Tencent contrata o personagem do jogo Xing Tong para negócios com a marca e, em janeiro de 2021, o McDonald’s revelou seu próprio ídolo virtual, Happy Sister, como embaixador da marca na China. Mais realista do grupo é Ling, que se misturou com celebridades humanas na capa de fevereiro da Vogue Me China. Fonte: eMarketer